terça-feira, 2 de outubro de 2012

QUANDO A LADY ACREDITA NO SEU PODER




Olá Ladys queridas do meu blog, bom dia para todas.
Hoje falaremos sobre carreira profissional, através do texto escândalo da poderosa Beatriz Carvalho. Ela é formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Trabalhou 5 anos com relacionamento corporativo sendo hoje consultora de gestão em uma multinacional brasileira. Gosta de transformar todas as suas experiências marcantes em textos, pois acredita no poder da transformação através da transferência de conhecimento. Carimbou em fevereiro de 2010 seu passaporte rumo às discussões do Minha Carreira, apresentando para nós hoje o tema: Quando acreditar em você é suficiente para conquistar o mundo.
Vejamos os detalhes.
Após a leitura do livro “Geração Y: Ser Potencial ou Ser Talento” do autor Sidnei Oliveira, ainda fiquei com esse título ecoando na minha cabeça por mais alguns dias. Cheguei a ponto de duvidar quem, na vida real, seria o interlocutor mais adequado para representar essa frase: as gerações mais velhas, incluindo chefes e pais, como uma forma de provocar o interesse do jovem pelo seu próprio desenvolvimento, ou justamente o jovem, como uma forma de auto cobrança, em função das expectativas externas e internas investidas nele?
No mercado de trabalho, a exigência pela qualificação técnica dos jovens está cada vez maior e mais apurada. Ter fluência em uma segunda língua, conhecimento no mínimo intermediário em uma terceira, vivência no exterior, faculdade de primeira linha, rapidez de raciocínio, atividades extracurriculares que demonstrem o dinamismo do candidato, e até em alguns casos, vivência em trabalhos voluntários. Isso tudo, de preferência, antes da primeira graduação.
Naturalmente, o ciclo de pessoas mais próximas desse jovem, que investiram e torceram durante todo esse período preparatório, começam a gerar expectativas sobre ele e estas tendem a aumentar a cada nova conquista. Sabendo ele disso, a expectativa interna também virá, inicialmente como fonte de motivação, mas que se mal gerenciada, pode se tornar um sentimento negativo de pressão, gerando a grande insegurança que muitos jovens diante desse contexto estão se deparando: a de ter aceitado o desafio de ser você.
No mais dramático dos dilemas você se pergunta “Como é que eu, jovem potencial, credibilizado por mim e por aqueles que acompanharam minha trajetória, consigo promover esta grande alavancagem profissional, de maneira a deixar de ser apenas Potencial e passar a ser um caso real de Talento, comprovado através de uma conquista que de fato marque minha carreira e que me deixe livre do peso de ter que viver apenas com base nos desejos e ambições que guardo na gaveta?”
Todo o mundo tem um talento. O que é raro é a coragem de seguir o talento para o lugar escuro onde ele leva.
Erica Jong
Em uma situação qualquer de conflito, aprendi que é preciso simplificar o conjunto de fatores problemáticos, separando as verdades inquestionáveis, entendidas como tudo aquilo que não temos como promover a mudança e que só temos como opção aceitar ou não compactuar, das verdades questionáveis, que ai sim vale à pena investir seus esforços. O que quero dizer com isso é que o mercado de trabalho vai ser sempre competitivo. Dessa forma, sempre haverá cobranças externas e, consequentemente, internas, pois quem não se cobra dificilmente consegue manter o foco e a disciplina para atingir um objetivo.
A questão é o quanto você acredita no poder das suas escolhas e na sua capacidade de transformação. Se você tem muito claro seu conceito de Ser Talento ou o que a palavra sucesso lhe representa, não importa qual o tamanho do seu sonho ou o que as outras pessoas acham a respeito. Agradeça pais, chefes e amigos pelo investimento e pela torcida, mas nunca duvide que no final das contas a decisão pelo seu futuro está unicamente em suas mãos.
Desde já agradeço a autora já citada pela permissão da divulgação da excelente matéria em nosso espaço. (@bea_rcarvalho)
Beijão para todas e até amanhã

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário