quinta-feira, 15 de maio de 2014

DEPENDE DE CADA PESSOA?




Olá pessoal, boa quinta feira para todo o Mundo.
Hoje nós pegamos carona no texto da Psicóloga Ana Paula Bellati do site Minha Vida, onde se diz que o sucesso não deve se limitar apenas à vida profissional e que o conceito de sucesso depende de cada pessoa.
Vamos ver os detalhes.
Ana Paula Bellati
O que é sucesso para você? Fiquei tão feliz ao abrir a revista de uma companhia aérea no meu último voo a trabalho e ver a propaganda de um MBA que dizia assim: "Se vencer na vida fosse só sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho". A partir daí me vieram muitas coisas à mente: o que será que as pessoas estão pensando hoje sobre o que é vencer na vida? O que será que as pessoas estão pensando hoje sobre o que é vencer no trabalho?
O que você acha: vencer tem a ver com Sucesso? Tem a ver só com trabalho ou tem alguma outra relação com outras coisas na sua vida? Questões como: vencer na vida, sucesso, merecimento. São questões absolutamente delicadas quando falamos em aspectos psicológicos.
Se sentir merecedor de sucesso para vencer na vida é quase um privilégio de poucos. Por incrível que possa parecer, tem muita gente que não se sente merecedora de uma vida plena e isso, muitas vezes, não é consciente. Basta olhar ao nosso redor. Podemos ver pessoas correndo, batalhando, trabalhando como loucas em busca do tal sucesso. Pessoas que conquistaram várias coisas, que evoluíram sim, mas que ainda não estão onde gostariam de estar. Então passam a reclamar mais sobre o que não tem e esquecem de agradecer e valorizar o que já tem. Sem contar que enquanto estão preocupadas com coisas que ainda não vieram no trabalho, por exemplo, acabam negligenciando outras coisas tão importantes quanto que vêm de outras áreas da vida.
Pode crer que se formos investigar mais fundo, esse comportamento pode ser uma pista de alguém que não se sinta merecedor. Complexo isso? Pode até ser, mas o principal que temos que saber é que merecimento tem relação com crenças, com o que você acredita. É o seu sistema de convicções que te deixa feliz ou triste. É a história que você conta para você todos os dias.
Então, quem faz o seu sucesso?
A maneira como você enfrenta seus desafios, faz toda a diferença entre o potencial de sucesso e o de fracasso. Agora, como conhecer a forma, a estratégia que você está usando para enfrentar seus desafios?
Uma dica: como você lida e enfrenta as coisas que acontecem com você, está relacionado principalmente a como você lida com as suas emoções. A sua saúde emocional pode impactar no seu nível percebido de sucesso.
Emoções estão no centro da vida: tristeza, tédio, medo, raiva, culpa, vergonha, ciúmes, alegria, contentamento, satisfação, realização, paixão. Elas transformam uma única pessoa em várias, cada uma para um tipo de situação e sendo assim, você é quem cria o seu sucesso ou fracasso.
A única coisa que te impede de chegar onde você quer, é o seu condicionamento interno. Às vezes queremos mudar o mundo lá fora, mas temos que mudar primeiro o nosso interior. O exterior parece mais fácil, mas temos que começar primeiro com a gente.
Anthony Robbins, um dos coaches mais famosos do mundo, diz que, a maneira mais fácil de mudar a nossa emoção, o nosso estado emocional, é movimentando o nosso corpo. O que você faz com o seu corpo, determina o seu estado.
Tem se sentido mole, sem vontade de nada, anda se arrastando? Passa a maior parte do seu tempo sentado ou deitado? Come demais? Lembra que o que você faz com o seu corpo, é que determina seu estado. Agora, você também pode estar correndo, quase sem tempo para respirar, quem dirá para sentar e muito menos para comer bem e se exercitar... Esse movimento também não eleva o seu estado emocional, só polui e desgasta o seu sistema. Atrás do quê você tem corrido tanto?
Outra dica: A resposta nunca está situada no mesmo nível que o problema, ainda que a maioria das pessoas concentre todas as suas energias nesse nível. Cuide do seu corpo porque isso abastece também a mente e cuide da sua mente porque isso também faz bem para o corpo. É um ciclo. E torço para que você faça o seu ciclo ser virtuoso.
A nossa cultura nos moveu para um lugar onde não nos sentimos preenchidos, onde a sensação de sucesso parece estar cada vez mais longe, porque esse lance de ter que se sentir feliz, realizado e bem sucedido em tudo na vida o tempo todo é que está nos levando a nos sentir fracassados. A gente se hipnotiza!
Saia dessa história que você vive contando para você sobre o porquê ainda não venceu na vida e comece a contar outra que seja mais interessante. Às vezes você tem uma história que limita você a encontrar uma boa estratégia para si mesmo. Tenho certeza de que se você ainda não realizou aquilo que você gostaria é só porque ainda não encontrou a melhor estratégia.
O seu estado determina aquilo que você vai fazer. O seu estado determina a sua história. Então, aprender a mudar o seu estado, vai mudar a sua história e você vai encontrar a sua estratégia. Talvez sucesso, vencer seja isso. Já temos a dica: O que você faz com o seu corpo, determina o seu estado.
"Se vencer na vida fosse só sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho". Continue pensando sobre isso.
Desde já meu agradecimento a Dra Ana Paula Bellati, especialista do site Minha Vida, pelos excelentes esclarecimentos.
Valeu meninas, obrigada pela atenção e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário