sábado, 2 de junho de 2012

RESULTADOS POSITIVOS PARA A SAÚDE


Oi meninas lindas e seguidoras do Lady Chic Blog, é com muita satisfação que venho encontrar com vocês neste lindo sábado de junho que ora se inicia.

Hoje eu trouxe do Novo Portal Zun, texto de Adeni, um artigo maravilhoso sobre Verduras frutas e legumes. A autora garante que as verduras, frutas e legumes devem fazer parte do dia a dia regular da alimentação das pessoas, por todos os benefícios que trazem.

Vamos aos detalhes.

Sabe-se que as verduras, frutas e legumes, são produzidos com facilidade em temperaturas tropicais, como é o caso do Brasil, um grande produtor desses alimentos.

Mas, é sabido ainda, que muitos brasileiros não consomem a quantidade necessária desses alimentos para a prevenção de doenças crônicas. Segundo os profissionais, o consumo adequado seria, de no mínimo, 400 gramas, valor este para uma dieta de 2 000 Kcal.

Porém, o brasileiro tem como média atual, um consumo de aproximadamente 140 gramas por dia, o que é muito pouco para atender às suas necessidades recomendadas.

O que são

Verdura é o nome que designa as hortaliças com folhagens consumidas, tais como a rúcula, a alface, a couve, etc.

Fruta é todo fruto doce, que se desenvolve pelo vegetal florífero, como a banana, a laranja, a manga, entre outros, já o legume é o fruto que não é fruta, isto é, é salgado ou tem um melhor sabor quando temperado, como o caso do tomate, da berinjela, da abobrinha, etc.

Nutrientes existentes

As verduras, frutas e legumes, possuem na sua composição fibras que servem como auxiliares para o bom funcionamento do organismo, dando uma sensação de saciedade, resultado este que pode favorecer no controle do apetite, mantendo o peso.

Minerais que são elementos provenientes de alimentos de origem animal e vegetal, e em pequenas quantidades que colaboram com as vitaminas no metabolismo.

Já as vitaminas, são elementos essenciais para o metabolismo do organismo e são obtidas somente através do consumo dos alimentos, divididas em hidrossolúveis e lipossolúveis.

Importância na alimentação

Esses três alimentos, devem fazer parte das refeições todos os dias e não apenas nos lanches de ocasião.

Incentivar o consumo desses alimentos em suas formas naturais é muito importante, tal qual retirar do cardápio os produtos industrializados e carregados com excesso de açúcar, tais como as geleias de frutas, os sucos artificiais com sabor de frutas e os alimentos em conserva.

Quando consumidos numa quantidade necessária ao organismo e com regularidade, eles ajudam na prevenção às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) que, por terem baixo valor energético, auxiliam no controle do peso.

Escolha e limpeza dos alimentos

A escolha desses alimentos deve ser feita com atenção, verificando a consistência, textura e a cor, nunca comprar se perceber que o alimento passou do ponto de consumo e dar preferência sempre aos produtos da época.

Já a limpeza é fundamental para consumi-los de forma saudável. Todos eles, com casca ou não, devem ser muito bem lavados em água corrente e, logo após, deixá-los em imersão em uma solução com 1 litro de água misturada com 1 colher (sopa) de vinagre, por 15 minutos.

Por todos os benefícios apresentados, as verduras, frutas e legumes devem fazer parte da nossa alimentação habitual, pois combatem doenças, trazendo resultados positivos para a saúde.

Um abraço forte para todas e até amanhã com muito amor.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário