quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MELHORA OS SINTOMAS E NÃO CAUSA DANOS


olá amigas do Lady Chic Blog, um lindo dia para vocês.

Hoje vamos falar sobre saúde da mulher, através do artigo dos articulistas do site Minha Vida, sobre a Interrupção da menstruação e se pode ser feita sem danos ao organismo.

O texto diz que o método pode ajudar na melhora dos sintomas da cefaleia e da TPM.

Acompanhem os detalhes.

Completando 50 anos de história, a pílula anticoncepcional foi um dos grandes motores da revolução sexual em todo o mundo. A partir da sua invenção e comercialização, a sociedade ganhou, sem sombra de dúvida, uma poderosa arma contra a gravidez indesejada.

Muitos avanços depois, em pleno século XXI, a mulher moderna encontra à sua disposição, não um, mas vários tipos de pílulas com características diversas que deram a ela uma nova possibilidade: decidir, não apenas pela maternidade, mas também pela interrupção da menstruação.

Um assunto controverso a respeito do qual ainda pairam muitas dúvidas. De acordo com o Dr. Rogério Bonassi, presidente da Comissão Nacional de Anticoncepção da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), não há motivo para preocupação. "Se a mulher optar, a suspensão da menstruação através do uso contínuo da pílula não traz nenhum problema ao organismo", afirma.

O especialista esclarece que, além da pílula anticoncepcional, existem outras opções para cessar o fluxo menstrual. Uma delas é o implante subcutâneo de progesterona, aplicado sob a pele do braço. Há ainda o Dispositivo Intrauterino hormonal, a injeção trimestral de progesterona e as mini-pílulas, que também são de progesterona e que, se usadas ininterruptamente, são igualmente eficazes.

Mas Bonassi alerta que, em cerca de 40% das mulheres que fazem esses tratamentos, o sangramento menstrual não cessa completamente. "As contraindicações existem, mas em relação à pílula, por exemplo, são as mesmas para quem toma de maneira contínua ou para quem respeita a pausa de 7 dias", explica. Mesmo com algum sangramento, a mulher já se sente melhor porque tem menos episódios de menstruação intensa.

Segundo ele, em alguns casos, não menstruar também deixa de ser uma questão de escolha e se torna uma forma de tratamento. Para as mulheres, por exemplo, que sofrem com os fortes sangramentos comuns na endometriose, cessar a menstruação é recomendada e traz benefícios. "Outra vantagem é que não menstruar ajuda na melhora dos sintomas pré-menstruais, como a cefaleia e a TPM", afirma.

E as mulheres podem ficar tranquilas quanto à gravidez. Bonassi esclarece que, assim que interrompidos, os métodos hormonais citados acima deixam de fazer efeito no organismo e, em cerca de 4 ou 5 meses, já é possível engravidar naturalmente.

O que vale é que, na modernidade, a mulher tem a liberdade de fazer suas escolhas quanto à menstruação. Se o incômodo é muito grande, ela pode optar por métodos que amenizem esse problema e que possam tornar a vida mais agradável e confortável.

Para terminar, é importante conversar bastante e tirar todas as suas dúvidas com o ginecologista, peça fundamental para que sua escolha seja a melhor possível.

Então, que ninguém saia por aí tomando remédio sem consultar o médico.

Beijão para todas e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário