domingo, 14 de novembro de 2010

ELES PROPORCIONAM O BOM HUMOR!!

"O bom humor tem algo de generoso: dá mais do que recebe" Émile Henriot

Amigas do Lady Chic neste domingão lindo eu desejo a todas um belíssimo dia.

Nosso assunto hoje vem tratando de alimentação adequada pra facilitar o bom humor.

Numa matéria do site da Encantadora B. Bel e texto da competentíssima Anna Christina Castilho.

A autora afirma que alimentos e sensações (emoções) caminham juntos!

Diz ainda que a explicação para esse envolvimento é científica: a química dos alimentos é capaz de alterar a produção de neurotransmissores - substâncias que transmitem impulsos nervosos ao nosso cérebro, responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia.

Mostra ainda que o mais estudado neurotransmissor é a serotonina, substância que quando em baixos níveis causa ansiedade, nervosismo e sensação de depressão.

Por isso que quando estamos com fome ficamos tão irritados!

Na falta de alimento, a produção desta substância diminui, provocando nervosismo e vontade de consumir determinados alimentos.

Na verdade esse mecanismo é uma defesa natural do organismo; que ocorre pela falta de energia, provocando hipoglicemia, mal-estar, queda de humor e irritabilidade.

A produção de serotonina pode ser aumentada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos e ricos em triptofano, um aminoácido.

É por isso que quando alguém está chateado e come um docinho, tem a sensação de que melhorou, fica mais feliz e mais calma.

Seguir uma dieta da moda que restringe a ingestão de carboidratos ou ficar horas sem comer reduz os níveis de glicose, o que afeta negativamente o nosso humor, causando irritabilidade e mau humor.

Assim, antes de pensar em alimentos isolados, seria interessante primeiramente organizar suas refeições do dia para depois introduzir ou retirar alguns alimentos específicos. O ideal é alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia.

Alimente-se de humor

Jamais restrinja carboidratos, que são a principal fonte de energia de sua alimentação! Prefira sempre as versões integrais que fornecem energia, são mais nutritivos e possuem fibras, promovendo uma maior saciedade.

Os carboidratos estão relacionados ao bom humor porque no organismo eles também atuam como precursores de serotonina. Portanto; coma alimentos fonte de carboidratos adequadamente e tenha seus níveis de serotonina mais estáveis e assim, sinta-se tranqüilo, calmo e feliz.

A aveia contém altas doses de triptofano.

A cafeína pode causar uma alteração no sistema nervoso central em indivíduos mais sensíveis e causar insônia, irritabilidade, ansiedade e nervosismo. Algumas pesquisas também relacionam a cafeína à enxaqueca...

Portanto, modere a quantidade se observar que seu organismo é mais sensível a ela. Sabe onde encontramos cafeína? Ela é encontrada no café, no chá preto, no chá verde (e branco), nos refrigerantes a base de cola e no chocolate!

A carne vermelha não interfere de forma direta no humor, mas pode interferir na sua disposição; pois é um alimento rico em ferro, nutriente importante na formação da hemoglobina e a sua falta pode causar a sensação de cansaço.

Outra nutriente importante é a proteína que é formada por aminoácidos, nutrientes fundamentais para uma ótima disposição física! Além da carne, encontramos aminoácidos nos peixes, frango, leite e derivados.

E o famoso pó de guaraná? Será que ele realmente melhora a disposição? Por conter cafeína, ele atua da mesma forma que o café no sistema nervoso central.

A diferença é que ele é dose adaptativa, ou seja, se você consome X, o organismo depois de um tempo se acostuma e você provavelmente deverá aumentar a dose para sentir esse efeito.

Mas vá com calma, pois algumas pessoas com problema de taquicardia devem ter cuidado ao consumi-lo já que ele também acelera os batimentos cardíacos. Para que funcione prefira o original em pó e não os xaropes ou refrescos.

Alimente-se de humorA banana possui duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. É ótima como opção de lanche rápido.

Espinafre e folhas verde-escuras têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio.

O lêvedo de cerveja é um suplemente natural, rico em proteínas, carboidratos e vitaminas do complexo B que ativam o metabolismo. Só tome cuidado para que ele não aumente seu apetite.

Ele é um EXCELENTE antiestressante principalmente quando consumidos com prazer!!!! Pode ser utilizado em vitaminas, sopas e sucos e encontrado em lojas de produtos naturais.

Frutas oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) auxiliam na diminuição do estresse, pois são ricas em selênio; poderoso antioxidante.

O leite produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.

Os ovos contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.

Frutos do mar, em especial a ostra, são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.

Alface tem efeito calmante em razão da lactucina, substância com propriedades sedativas, presente em maior quantidade nos talos e coração.

Os alimentos que não lhe proporcionam uma sensação de bem estar, que lhe deixem mais irritado ou com dores de cabeça são: excesso de adoçante, refrigerantes, excesso de frituras, pouco carboidrato, excesso de bebidas alcoólicas e muita carne vermelha.

Se alimente de maneira equilibrada e colorida para ter boa saúde e bom humor!

Um domingo bem humorado para todas.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário