sábado, 31 de março de 2012

VIVA ESTE SÁBADO COM ALEGRIA E SAÚDE

recados


SERÁ QUE FAZ MAL A SAÚDE?


Olá amigas queridas e seguidoras do Lady Chic Blog, saúde para todas.

Hoje eu trouxe do Novo Portal Zun, um artigo de Fran onde se indaga se comer na frente do PC faz mal. Será?

Vamos ver os detalhes.

Com a pressa da vida cotidiana é cada vez mais comum nos dedicarmos à outra coisa enquanto estamos em frente ao nosso computador.

Você come um lanche e responde um e-mail, almoça e vê as notícias do dia, enquanto conta os minutos no relógio para a sua reunião importante.

Por outro lado, também existem os mais maníacos pela telinha, que não desgrudam do pc e passam horas em games, redes… E será que essa prática tão comum faz mal à saúde?

Esta também é uma dúvida que atormenta muitos pais de crianças e adolescentes que passam horas e horas na frente do computador e não saem nem para fazer as refeições diárias.

Sim, faz mal!

Um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition e realizado com 44 pessoas de ambos os sexos mostrou que, pela falta de concentração para a mastigação correta do alimento enquanto se está na frente do pc, ocorre má absorção dos alimentos e uma digestão bem mais lenta.

A ação de “engolir a comida” rapidamente pode levar a transtornos e desequilíbrios de saciedade e um excesso da quantidade de calorias ingeridas, levando ao aumento de peso.

Além disso, quando se assiste ou vê notícias ruins ou empolgantes, isso pode levar a uma liberação excessiva de adrenalina que desvia o fluxo do sistema digestivo para outros órgãos.

Mude seus hábitos!

É importante que as pessoas se policiem, pois as refeições devem ser feitas em ambientes calmos. A alimentação é a fonte de energia para nosso corpo manter-se com energia e em equilíbrio. Durante a refeição é preciso mastigar bem cada garfada.

Reserve um tempo exclusivo para a alimentação e nada de lanchinhos em plena hora do almoço. Na correria, pode até ajudar, mas em logo prazo o prejuízo é certo. Tenha cardápios balanceados e coma de 3 em 3 horas.

É fundamental que os pais atentem-se para adolescentes que passam horas e horas (ou, dias e dias) frente a televisão, computador e videogames.

O ideal é que alertem para o risco de uma vida sedentária e compartilhem o prazer de uma refeição bem feita!

Cuidem-se e até amanhã com muito carinho.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

quinta-feira, 29 de março de 2012

GOSTOSAS E NÃO ENGORDAM



Olá amigas do Lady Chic Blog, uma linda quinta feira para vocês.

Hoje eu trouxe do site Minha Vida, uma matéria de Andressa Basilio, ensinando como matar a vontade de doce comendo sobremesas leves e pouco calóricas. A autora garante que o consumo de sobremesa não é problema se a alimentação for equilibrada.

Vejamos os detalhes.

Se você é daqueles que acha que todo almoço só termina bem com um doce gostoso de sobremesa, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa recente foi feita pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) apontou que a maioria dos brasileiros opta por saborososas tentações depois de encerrar as refeições. Avaliando dados de 2.700 pessoas, entre 18 e 80 anos, espalhadas em 14 estados nacionais, a pesquisa concluiu que 69% dos brasileiros fazem opção por chocolates, pudim, doce de leite, doce de fruta e sorvete.

A pesquisa da ABRAN descobriu também que, quando a frequencia no consumo de sobremesas diminui, aumenta a satisfação com o próprio corpo. Afinal, são menos calorias na balança. Mas, será que a sobremesa é um problema para o cardápio diário? A nutricionista Daniela Cyrulin explica que o problema não está na sobremesa em si, mas no que se associa a ela. "Sobremesa não é sinônimo de doce, mousse de chocolate ou bolo recheado com cobertura. O segredo é encontrar algo gostoso, porém leve e não calórico", explica.

compulsão por doces

Nosso primeiro erro começa pelo mau hábito. Geralmente, quando escolhemos aquilo que vai fechar nosso almoço, contamos, em boa medida, com o apelo visual e acabamos indo direto ao encontro do doce mais bonito da mesa, que normalmente também é o mais calórico. De acordo com a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella, os doces são alimentos altamente energéticos e, por isso, mesmo uma pequena porção carrega muitas calorias.

"Quanto menos ingredientes forem adicionados à preparação, menos calórica ela será. Fuja dos bolos e de receitas mais complexas. As frutas podem entrar em cena com papel de destaque em diversos doces caseiros, pois fornecem poucas calorias", diz Roberta.

Boas escolhas deixam o cardápio leve

Você não precisa abdicar da vontade de comer doces depois do almoço, desde que saiba equilibrar bem tudo o que consome. A nutricionista Daniela Cyrulin ensina que podemos sim adicionar a sobremesa ao nosso cardápio diário sem que isso traga junto um aumento de peso. "A pessoa precisa ter em mente que deve seguir uma dieta saudável e equilibrada no dia a dia, tendo a rotina das principais refeições balanceadas, com alimentos em quantidades moderadas e lanches leves e intermediários. Dessa forma, o espaço da sobremesa fica reservado."

sobremesas

Porém, quem tem o problema de controlar a vontade de comer doces sabe muito bem que a fruta e a gelatina - indicações mais comuns para quem tem medo dos quilinhos extras - nem sempre satisfazem a "formiguinha" do estômago e podem até acabar fazendo você comer mais do que deveria. Uma alternativa, como indica Daniela Cyrulin, para enganar a vontade de comer doce é acrescentar 1 colher de chá de chocolate granulado em uma xícara de salada de frutas (feita sem açúcar, só com as frutas e o suco da laranja espremido sobre a salada). Mas não vale abusar do recurso todo o dia.

Para aqueles que gostam de experimentar novidades, saiba que há opções diferentes, gostosas e leves, que fogem do básico da salada de frutas e afastam a gelatina de vez. Abaixo, confira receitas de sobremesas fáceis de fazer e que podem ser incluídas no seu dia a dia sem prejudicar a balança. "Só não se esqueça de priorizar variedade e prestar atenção na quantidade", indica Daniela Cyrulin.

Frutas no vapor

Além de refrescante, essa receita agrega todos os benefícios de saciedade e fibras que as frutas têm a oferecer. Como explica a nutricionista Roberta Stella: "As frutas apresentam valores nutricionais importantes, previnem doenças e enchem o prato de energia. Por isso, devem ser consumidas com frequencia."

Ingredientes:

-4 morangos

-½ kiwi

-½ banana nanica

-1 fatia fina de abacaxi

-1 damasco cortado ao meio

-Folhas de hortelã

-2 cravos da índia

-1 colher de sopa de adoçante culinário

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes acima picados, num quadrado de folha de alumínio. Feche formando uma trouxinha. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Pode regar com chá de hortelã gelado na hora de servir.

Pudim de leite light

Quem falou que pudim não pode? A pesquisa da ABRAN revelou que, entre aqueles que não viviam sem sobremesa, 9% escolhia pudim todos os dias. Se você está nesse grupo, não precisa se preocupar. Opte pelo light, que garante uma redução de até 50% em relação ao normal.

Ingredientes:

- 2 e 1/2 xícaras de leite desnatado

- 1 xícara de leite em pó desnatado

- 3/4 de xícara de adoçante culinário

- 4 ovos inteiros

- 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e coloque em uma forma para pudim untada com margarina. Por cima coloque papel alumínio. Leve ao forno em banho-maria por 40 minutos. Retire o papel e deixe mais 5 minutos. Depois de esfriar leve à geladeira.

Banana surpresa

A banana pode ser uma excelente aliada na hora da sobremesa. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas apontou que comer duas ou três bananas por semana induz à produção de serotonina, aumentando a sensação de bem-estar. Essa dica é, inclusive, indicada no combate aos sintomas depressivos.

Ingredientes:

-6 bananas nanicas médias cortadas em rodelas

-6 colheres de sopa de suco de abacaxi

Para o creme:

-1 colher de sopa de maisena dissolvida em 1 xícara de leite desnatado

-1 colher de chá de baunilha

-3 colheres de sopa de adoçante culinário

Para a cobertura:

-3 claras

-3 colheres de sopa de adoçante culinário

Modo de preparo:

Em uma tigela, regue as bananas com o suco de abacaxi. Transfira para um refratário e leve ao forno moderado pré-aquecido, por 15 minutos ou até que amoleça.

Prepare o creme: Em uma panela pequena, leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sempre, por 10 minutos ou até engrossar. Despeje sobre a banana assada, espalhe bem e reserve. Prepare a cobertura: Na batedeira, bata as claras em neve. Junte aos poucos o adoçante, continuando a bater por 5 minutos ou até obter picos firmes. Espalhe as claras sobre o creme e leve ao forno quente, pré-aquecido, por 5 minutos ou até o suspiro dourar. Decore.

Maçã assada no microondas

A maçã não fica atrás na quantidade de benefícios que oferecem ao organismo. Uma pesquisa japonesa revelou que o consumo moderado de maçãs durante o período de três semanas é capaz acelerar a perda de gordura em até 20%. Isso porque a vermelhinha, é rica em substâncias denominadas polifenois, que "varrem" os radicais livres e as gorduras para fora do organismo. Comer maçã na sobremesa, além de saboroso, pode auxiliar a dieta. Só não se esqueça da canela, cujo sabor quente atiça o paladar e, de quebra, mantém a libido em dia.

Ingredientes:

-1 maçã

-1/3 de copo de água

-canela para polvilhar

Modo de preparo: Corte a "tampinha" da maçã. Coloque num prato fundo. Despeje a água. Tampe com outro prato fundo e leve ao microondas por 5 minutos. Cuidado com o vapor ao abrir o prato. Polvilhe com canela e sirva.

Peras ao vinho

O vinho é sempre bem-vindo. Rico em antioxidantes chamados polifenois e flavonoides, o vinho quando consumido moderadamente (uma taça por dia), deixa o cérebro afiado, protege contra dores articulares, estimula o desejo sexual, diminui as chances de câncer e, de quebra, combate o envelhecimento precoce. E a pera, além de agregar todos os benefícios da fruta, tem sabor delicado e baixo valor calórico.

Ingredientes:

-6 peras

-1 litro de vinho do Porto

-150 g de açúcar demerara

-25 g de canela em pó (1 colher de chá)

-25 g de cravos-da-índia (1 colher de chá)

Modo de preparo: Com uma faquinha, descasque as peras. Com a ajuda de uma faquinha, retire com cuidado o miolo das frutas e depois os cabinhos. Numa panela, coloque o vinho do Porto, o cravo, a canela e as peras. Leve ao fogo médio e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e retire as peras. Leve a geladeira para gelar.

Bom apetite para todos e evitem exagerar.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

quarta-feira, 28 de março de 2012

MASCULINO E FEMINO NÃO EXISTEM



Hoje vamos falar sobre as questões do amor, através do artigo de Regina Navarro Lins esclarecendo sobre a sexualidade e relacionamentos.

A autora é psicanalista e escritora, autora do livro “A Cama na Varanda”, entre outros. Twitter: @reginanavarro. Crédito site: Delas.

Vejamos os detalhes.

Masculino e feminino não existem

Manter os conceitos de feminino e masculino aprisiona ambos os sexos a estereótipos

Os padrões de comportamento são distintos e determinados para cada um dos sexos. E isso é só o início.

“A mulher pode ser feminina e ao mesmo tempo ser autônoma?” Fiz essa pergunta para mais de cem pessoas, homens e mulheres com idades variando de 20 a 55 anos. As respostas foram instantâneas e veementes: “claro”, “lógico”, “óbvio”. Em seguida coloquei a segunda questão: O que é uma mulher feminina? O comportamento de todos foi semelhante. Silêncio por algum tempo, como se tivessem sido pegos de surpresa. Hesitantes e confusas, as pessoas tentavam explicar.

Reunindo todas as respostas, surgiu o perfil da mulher feminina: delicada, frágil, sensível, cheirosa, dependente, pouco competitiva, se emociona à toa, chora com facilidade, indecisa, pouco ousada, recatada. Concluí, então, que a mulher considerada feminina é uma mulher estereotipada. Por isso, uma mulher não pode ser autônoma e feminina ao mesmo tempo. Autonomia implica ser você mesma, sem negar ou repudiar aspectos de sua personalidade para se submeter às exigências sociais. Mas isso não é uma tarefa fácil.

A primeira coisa que se quer saber quando um casal vai ter um filho é o sexo da criança. Mesmo antes do nascimento o papel social que ela deverá desempenhar está claramente definido: masculino ou feminino. Os padrões de comportamento são distintos e determinados para cada um dos sexos. Os meninos são presenteados com carrinhos, revólveres e bolas, enquanto as meninas recebem bonecas, panelinhas e mamadeiras. E isso é só o início.

A expectativa da sociedade é que as pessoas cumpram seu papel sexual, que sofre variações de acordo com a época e o lugar. Até algumas décadas atrás, não se admitia que um homem usasse cabelo comprido e muito menos brinco. Eram coisas femininas. As mulheres, por sua vez, não sonhavam usar calças, nem dirigir automóveis. Era masculino.

Na realidade, a diferença entre os sexos é anatômica e fisiológica, o resto é produto de cada cultura ou grupo social. Tanto o homem como a mulher podem ser fortes e fracos, corajosos e medrosos, agressivos e dóceis, passivos e ativos, dependendo do momento e das características que predominam em cada um, independente do sexo. Insistir em manter os conceitos de feminino e masculino é prejudicial a ambos os sexos por limitar as pessoas, aprisionando-as a estereótipos.

Na Suécia há uma tentativa de combater os estereótipos dos papéis sexuais. Uma pré-escola do distrito de Sodermalm, de Estocolmo, incorporou uma pedagogia sexualmente neutra que elimina completamente todas as referências ao sexo masculino e feminino. Os professores e funcionários da pré-escola "Egalia" evitam usar palavras como "ele" ou "ela".

A professora Jenny Johnsson, de 31 anos, disse que “a sociedade espera que as meninas sejam garotinhas gentis e elegantes, e que os meninos sejam viris, duros e expansivos. Egalia lhes dá uma oportunidade fantástica de ser quem quer que eles queiram ser”.

A diretora Lotta Rajalin disse que a escola contratou um “pedagogo de diversidade sexual” para ajudar os professores e funcionários a remover as referências masculinas e femininas na linguagem e conduta, indo ao ponto de garantir que os jogos infantis de blocos Lego e outros brinquedos de montagem sejam mantidos próximos aos brinquedos de utensílios de cozinha a fim de evitar que algum papel sexual tenha preferência.

As crianças poderão imaginar que possuem características consideradas masculinas e femininas, e isso amplia a perspectiva delas. Além disso, não há livros infantis tradicionais como Branca de Neve, Cinderela ou os contos de fadas clássicos, disse Rajalin. Em vez disso, as prateleiras têm livros que lidam com duplas homossexuais, mães solteiras, filhos adotados e obras sobre “maneiras modernas de brincar”. A diretora dá um exemplo concreto: “Quando as meninas estão brincando de casinha e o papel de mãe já foi pego por uma, elas começam a disputar. Então sugerimos duas ou três mães e assim por diante”.

Um grande abraço para todos os amigos e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

terça-feira, 27 de março de 2012

PENSE EM UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA

Olá amigas e amigos do blog, bom dia para todos.

Hoje vamos refletir sobre como solucionar problemas focando na superação.

O artigo veio do site Minha Vida e o crédito e de Adriana de Araujo Psicologia.

Vejam os detalhes.

Problemas fazem parte da vida. Saber solucioná-los também. Para isso, é fundamental que você observe onde esta o foco da sua atenção. Neste artigo você encontrará dicas e orientações de como criar tranquilidade para sua vida.

Muitas vezes atribuímos a solução de nossos problemas a questões externas e deixamos de lado o que temos dentro de nós: nosso pensamento e atenção. É muito comum que tenhamos um diálogo interno, que nada mais são do que nossos pensamentos. São as conversas que temos naturalmente dentro de nós. Esse diálogo pode ser produtivo ou não. Críticas, reclamações, raiva e ressentimento são negativos e extremamente nocivos.

A forma como cada pessoa pensa analisa a própria vida em geral ou mesmo situações específicas faz toda a diferença. A partir do pensamento e do foco da nossa atenção que criamos ações. Nosso pensamento é formado por meio de experiências passadas, percepções do momento presente e fantasias sobre o futuro. Com isso, fica mais fácil perceber a importância do foco da atenção em relação ao tempo. O tempo tem influência e participa nas nossas decisões. O foco da atenção que parece ser indomável pode ser treinado e escolhido por quem quiser.

Passado

É ótimo poder aprender com o que já foi e maravilhoso ser sábio e experiente. Porém, se estamos muito focados no passado, deixamos de aproveitar as oportunidades que temos agora. Muitas vezes projetamos o futuro com dados equivocados, pois, afinal de contas, o que passou passou e nem sempre se repete e acontecerá igual novamente.

Presente

Estar com o foco da nossa atenção no presente é fundamental, afinal, o que passou não volta mais. O futuro ainda está por vir e nossas escolhas no presente poderão ter influência direta no que virá. O presente é o único momento em que podemos realmente fazer algo por nós e pelos outros.

Onde esta sua atenção? No agora? No atual momento? Você consegue acalmar seus pensamentos e seus diálogos internos e se concentrar no presente?

Futuro

Estar com o olho no futuro é importante, mas a atenção deve estar no presente. Devemos manter o equilíbrio entre o que se aprendeu no passado, a capacidade de estar no presente e a organização para o futuro. Viver o que está por vir não e saudável e pode gerar ansiedade e frustração. Foque sua atenção no que tem agora, em quem você é neste momento e só assim poderá solucionar e mudar o que for preciso.

É importante entender o problema, mas melhor ainda é pensar em uma solução.

Onde sua atenção está? Em que você pensa? Como você pensa? Fica relembrando o problema em si? Busca exemplos de pessoas que solucionaram a mesma dificuldade pela qual você está passando? Você se vê em situações futuras com a certeza de ter superado o que está lhe encomendando hoje?

A técnica do novo código da programação neurolinguística ensina você a compreender melhor os diálogos internos e aprender a negociar seus sentimentos, que muitas vezes podem ser ambíguos e/ou até mesmo inconstantes. São sessões individuais que ensinam não só a se entender melhor, como também a escolher novas ações e atitudes mais saudáveis para sua vida.

Saber organizar-se no tempo e espaço pode ajudar a organizar-se melhor para ter o sucesso naquilo que busca. O foco de atenção também é trabalhado nessa técnica e por meio de exercícios surgirão novas possibilidades e um melhor domínio sobre sua mente.

Um grande abraço para todos e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos