A má circulação sanguínea nas veias, principalmente dos membros inferiores, causa o surgimento das varizes. Muito mais do que um problema estético, as varizes trazem consequências como inchaços e dores nas pernas. Entretanto, alguns cuidados podem amenizar os sintomas.
Neste episódio de Ser Saudável, acompanhe a história da cabeleireira Luciane Fontoura, de 36 anos. Há pouco mais de um ano, ela foi submetida a uma cirurgia para a retirada de varizes.
As dores e inchaços nas pernas, que resultavam em cansaço e desconforto ao final das atividades, foram sinais que Luciane deixou de lado por quase 13 anos. O susto veio após uma forte dor na perna, por conta da inflamação de uma veia. Hoje, Luciane vive bem e superou o problema com ajuda de cirurgia, mudanças em seus hábitos alimentares, além de freqüentar a academia de ginástica três vezes por semana. A transformação na rotina é fundamental para evitar o aparecimento e os indícios das varizes.
As meias elásticas são essenciais para quem trabalha muito tempo sentado, em pé ou realiza viagens longas. Para falar sobre os métodos de tratamento e prevenção das varizes participam do programa o cirurgião vascular do HCPA, Dr. Adamastor Pereira; o professor de educação Física da Unisinos, Lino Pinto de Oliveira Jr.; e o pesquisador da INCOR, Dr. Ciryllo Cavalheiro Filho. O conteúdo deste programa foi construído sob orientação do médico Dr. Renan Onzi, do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário