terça-feira, 21 de dezembro de 2010

APRENDENDO A LIDAR COM A TPM!!


Bom dia queridas amigas do Lady Chic Blog eu desejo a todas um maravilhoso momento.

Nosso assunto hoje vem do site B Bel um Estilo de Vida, com texto de Geraldo Medeiros, nos trazendo dicas para compreendermos a TPM – Tensão Pré-Menstrual.

Segundo o autor, nos dias que antecedem o período menstrual, a mulher pode apresentar uma série de mudanças comportamentais provocadas pela tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM.

Os sintomas variam de acordo com a mulher, mas no geral elas demonstram irritabilidade e impaciência, explodem em crises emotivas pelos motivos mais fúteis e tornam-se agressivas com o companheiro, sem contar a necessidade de comer doces e chocolate. Nessa fase, a busca por gulodices açucaradas fica quase incontrolável.

Opiniões de eminentes juristas eximem de culpa os eventuais atos de agressividade, mesmo física e corporal, cometidos contra namorados, maridos e companheiros, nesta fase do ciclo feminino.

No período da TPM, a mulher tem certeira áurea de "falta de culpa" pelo que foi dito e praticado, por estar sob uma combinação flutuante de dois hormônios, o estrógeno e a progesterona, que induzem modificações no comportamento feminino.

Isso não significa um problema de saúde, mas pode atrapalhar muito a vida da mulher.

Os sintomas e sinais da TPM - Alimentação compulsiva é sintoma de TPM

Familiares, amigas, maridos e namorados já sentem no ar que algo está acontecendo.

As frases agressivas, o sono interrompido, uma certa depressão sem motivo, a alimentação compulsiva, (fora dos padrões usuais), a sensação de inchaço pelo acúmulo de líquidos e a dor nas mamas confirmam que a TPM chegou.

Como a mulher fica muito sensível nesta fase, uma palavrinha errada em momento inoportuno pode levar a uma crise com consequências imprevisíveis.

"Procure o seu médico", dizem os maridos, "deve haver um remédio para este tormento, talvez você não esteja com a saúde em ordem". E a mulher que sofre de TPM vai ao ginecologista, ao clínico geral e até mesmo ao endocrinologista em busca de auxílio.

Alterações cerebrais na TPM - Na TPM há alterações cerebrais

Argumenta-se, com certa razão, que nesta fase do ciclo menstrual, um poderoso e conhecido neurotransmissor, isto é, produto químico produzido pelas células nervosas, sofre queda de concentração, causando as mudanças de humor.

Este neurotransmissor chama-se serotonina.

É por isso que remédios que elevam a concentração de serotonina cerebral aliviam, em grande parte, os sintomas e sinais da TPM.

Estudos realizados recentemente com aparelhos extremamente sensíveis que medem o fluxo de sangue pelas várias áreas do nosso sistema cerebral demonstraram que no início do período menstrual, quando as mulheres apenas secretam o estrógeno, principal hormônio feminino, certas regiões do cérebro que regulam o humor e as emoções recebem um bom fluxo sanguíneo, ficando bem oxigenadas e nutridas.

Nesta fase, a mulher se sente bem disposta e cheia de saúde.

Após a ovulação, os ovários iniciam a produção de progesterona, o segundo hormônio feminino. Com os níveis crescentes desse hormônio, as áreas cerebrais previamente bem irrigadas sofrem modificações, com menor aporte de sangue, de oxigênio e de nutrição.

Segundo os neurocientistas, isso levaria a descargas elétricas anômalas, que induzem a mulher à irritabilidade, à falta de paciência, à depressão à melancolia e à apatia.

Como lidar com uma mulher na TPM

Na época da TPM a mulher está fragilizada e necessita de mais carinho, amor, suporte e paciência.

Nada de críticas, piadinhas ou frases como "você já comeu muito chocolate hoje", "cuidado com o peso, vai acabar engordando", "por que você não toma um remédio para TPM?". Isto é tudo que a mulher não quer ouvir.

Os homens devem aprender a lidar com os dias de TPM. Afinal de contas o que são 3 ou 4 dias de turbulência ao lado de 25 dias de felicidade?

Então tai minhas lindas gatinhas, fiquem sempre bem apesar de TPM ou qualquer outra coisa.

Beijinhos

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário