segunda-feira, 16 de março de 2015

ENTENDA O QUE É HIPERPLASIA E SEU TRATAMENTO


O que é Hiperplasia?
Hiperplasia é um termo médico que se refere a casos nos quais um órgão ou tecido do corpo humano aumenta significativamente de tamanho. A causa imediata da hiperplasia ocorre pela multiplicação do número de células. Apesar de tratar-se de um crescimento anormal, a hiperplasia não é considerada câncer. É importante destacar que a hiperplasia é uma doença caracterizada pelo aumento do número de células, e não no volume individual delas, como acontece com a hipertrofia.
Tipos
Existem vários tipos de hiperplasia. A muscular refere-se ao crescimento do número de células musculares. Já a hiperplasia foveolar acontece com o aumento do número das células do estômago. Nesse caso, a causa mais frequente pode ser uma simples inflamação gástrica. Um outro tipo de hiperplasia é a gengival, quando há aumento da gengiva geralmente causado por algum tipo de trauma ou excesso de medicamentos.
Dois tipos mais comuns da doença ocorrem no sistema reprodutivo masculino e feminino. São os tipos de hiperplasia que mais exigem cuidados específicos. Na hiperplasia endometrial, ocorre um aumento descontrolado do endométrio, a camada interior do útero. Essa situação extremamente desconfortável para as mulheres está relacionada com o excesso de Back Pain Manestrogênio, e pode piorar em casos de obesidade, diabetes ou doenças nos fígados ou nos rins. Se não for tratada, ela pode evoluir para câncer.
Já nos homens, a hiperplasia prostática (conhecida pela sigla HPB) é um aumento descomunal da próstata e atinge pessoas com mais de 40 anos. Os principais sintomas da hiperplasia prostática são o esvaziamento incompleto da bexiga e grande dificuldade em urinar.
Tratamento
Existem muitas formas de tratamento para a hiperplasia. No caso da hiperplasia prostática, é possível controlar os sintomas da doença com remédios. Para a cura, porém, são indicados dois tipos de cirurgia. A mais comum no Brasil ainda é a resseção transuretral da próstata (RTUP), na qual é introduzido um endoscópio pela uretra do homem.
O outro tipo de cirurgia é a operação com laser, que gera menos trauma. Já a hiperplasia do endométrio deve ser tratada com uso de medicamentos ou curetagem do tecido endometrial. Tudo depende do estágio da doença, que deve ser confirmada por meio de ultrassonografia.
Todos os outros tipos de hiperplasia podem ser tratados via medicamentos ou operação cirúrgica. Em todos os casos da doença, o ideal é que o paciente procure um médico assim que os primeiros sintomas se manifestarem. O diagnóstico precoce é o melhor aliado para lutar contra a doença.


FONTE: GRUPO DE ANDROLOGIA

https://grupodeandrologia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário