terça-feira, 18 de junho de 2013

COM O EX SERÁ POSSÍVEL?


Olá pessoal, boa terça feira para vocês.
Hoje eu trouxe da coluna Compartamento do site da B Bel – Um Estilo de Vida, um texto super esclarecedor da maravilhosa colunista Cibele Fabichak que é médica fisiologista e do trabalho, onde nos fala se é possível manter a amizade com um ex amor.
Acompanhemos os detalhes.
QUEBRANDO O VÍNCULO
Dra.Cibele Fabichak 
Quando acontece uma ruptura no relacionamento - seja no namoro, noivado, relação estável ou no casamento - as duas pessoas envolvidas passam por um período um tanto estranho e desconhecido. E aí aparecem algumas questões: vamos nos falar de novo? Será que vamos nos ver outra vez? Será que vamos voltar a ficar juntos? É este o final para sempre? Existe alguma esperança no futuro?
Essas perguntas são lógicas, mas às vezes, irreais. Afinal o momento derradeiro da separação, geralmente, vem acompanhado de muita dor e de um turbilhão de sentimentos e emoções   que por sua vez são influenciados por fatores, tais como a personalidade dos parceiros, a história do casal, a experiência amorosa anterior de cada um, situação econômica, presença de filhos, situação profissional entre outros.
O rompimento típico consiste das duas pessoas se separando, e cortando abruptamente (ou lentamente) todos os vínculos entre si. Alguém sempre se machuca, e não importa se foi "amigável" ou de "interesse em comum".  O fato é que um grande número de ex-casais passam o resto de suas vidas cultivando "vínculos raivosos" uns com os outros. Alguns até preenchem completamente suas vidas com o ódio pelo ex.
No entanto, muitos casais têm tendência para se manterem conectados e entrelaçar suas vidas em alguns pontos, às vezes, tornando-se melhores amigos ou amigos por toda a vida.
DÊ UM TEMPO
Quem já passou por uma separação sabe que é muito difícil romper um vínculo tão íntimo com o ser amado que compartilhou tantas experiências felizes ou infelizes. O recomeço de vida necessita que os parceiros separados voltem a ter seu espaço, tempo e interesses próprios.  Não saber como outro está reoganizando a vida, apesar de difícil e trabalhoso, é muito mais saudável do que ficar na espreita e saber aos poucos que ele tem novos amigos, está viajando ou tem um novo alguém.
Algumas pessoas são capazes de reservar algum tempo para si depois da ruptura e reconstruir a amizade com o ex, enquanto outros acham impossível. Geralmente, há uma "zona cinzenta" em que é necessário se mover para o passado, refletir sobre os erros e acertos da relação e, depois "levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima", como no famoso samba de Paulo Vanzolini. Entretanto, às vezes, a reconstrução de uma amizade pode levar a uma reconecção e, isto significa reacender alguma ligação ou intimidade "oculta" que o casal desconhecia até então.
PODEMOS SER AMIGOS?
A melhor coisa a fazer é não se apressar para serem amigos logo após a separação. É fundamental "dar um tempo", pois as emoções e os sentimentos precisam ser reacomodados e reorganizados num novo equilíbrio. E, isto dever ser feito de forma individual, sem que um interfira no processo do outro. A "tentação irresistível" de querer saber como o outro está ou como se relaciona com outras pessoas é natural, mas para que a separação seja menos nociva e dolorosa, o ideal é buscar um distanciamento total.  E se precisarem se comunicar que isto seja feito não pessoalmente, mas de forma virtual, por exemplo.
Lembre-se que os hábitos são difíceis de desaparecerem. Quando você estava com alguém por um longo período, você construiu uma base de relações e interesses com essa pessoa. É difícil cortar os hábitos de uma hora para outra. A familiarização, as manias do outro ficam impregnadas, querendo ou não, e os hábitos vão perseguir você por algum tempo.
Outro ponto importante, quando você se relaciona profundamente com alguém, tem um tipo de amizade que construiu em uma vivência romântica. Alguns estudiosos afirmam que se você não teve uma verdadeira amizade no seu relacionamento, será impossível ser amigo do seu ex. Porém, nem sempre isto é verdade, pois vai depender mais de como você lida com a situação.
A amizade é possivel depois de um rompimento, mas não para todos. Se um dos parceiros ainda nutre esperanças em reatar, com certeza a amizade não será saudável para ambos. E mesmo o tipo de amizade com o ex pode ter suas particularidades, afinal, nem tudo pode (ou deve) ser confidenciado ou compartilhado para não provocar mágoas, ressentimentos ou até recaídas.
Mas atenção, relacionamento ioiô envolve insegurança e imaturidade.
Desde já nosso agradecimento ao site da BBel e a Dra Cibele pela permissão da divulgação desse conteúdo em nosso espaço.
Beijão no coração de todo mundo e até amanhã.

Lady Chic
Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário