Bom dia amigas e seguidoras do Lady Chic Blog, prosperidade para todas.
Hoje eu trouxe aqui um assunto do Msn com artigo da equipe do Minha Vida, onde se publicou que mulheres que comem peixes grelhados têm menos doenças cardíacas todavia descobriu-se também que quanto maior o consumo de peixes fritos mais se está correndo mais riscos com problemas cardiovasculares
Acompanhem os detalhes.
O risco de desenvolver doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa que comem frequentemente peixe assado ou cozido é menor, como mostra um estudo feito pela American Heart Association e publicado no periódico Circulation: Heart Failure, nos Estados Unidos.
Por outro lado, mulheres nesse mesmo período que comem mais peixe frito possuem maior risco de desenvolver essas doenças.
A equipe examinou o diário de dieta de mais de 84 mil mulheres na pós-menopausa, com idade média de 63 anos e que fazem parte do Women's Health Initiative Observational Study.
Eles dividiram as participantes com base na frequência e tipo de peixe consumido. Dois grupos de peixes ingeridos foram definidos: peixe assado ou cozido e peixe frito.
Durante dez anos, aconteceram 1.858 casos de insuficiência cardíaca, sendo que as mulheres que comeram mais peixe cozido e grelhado (cinco ou mais porções por semana) tinham um risco 30% mais baixo de insuficiência cardíaca em comparação às mulheres que raramente comiam (menos de uma porção por mês).
Além disso, as participantes do grupo de grelhados e cozidos tendiam a ser mais saudáveis e jovens do que suas colegas que comiam peixe frito.
Elas ainda eram mais ativas fisicamente e menos propensas a fumar, ter diabetes, pressão alta ou doenças do coração - como disritmia e doença arterial coronariana.
O consumo de peixe frito, no entanto, foi relacionado a altos índices de massa corpórea, maior ingestão de calorias e menor consumo de fibras.
Pesquisas anteriores já haviam descoberto que as gorduras do peixe (Ômega 3) - EPA, DHA e ALA - podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares por diminuírem inflamações e estresse oxidativo e melhorarem a pressão arterial, função cardíaca e vasos sanguíneos.
Apesar disso, a relação exata do ômega 3 com insuficiências cardíacas não ficou clara. O próximo passo do estudo é esclarecer a ligação entre os peixes e o risco em mulheres na pós-menopausa.
Aposte em peixes para uma boa saúde
Além de proteger seu coração, o peixe pode prevenir o Mal de Alzheimer, aliviar as dores da artrite, fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a redução dos níveis de colesterol, regulando a fluidez do sangue.
"O ideal é o consumo de peixes grelhados ou assados, de preferência acompanhados de molhos leves, arroz, purês e vegetais", aconselha a nutricionista Fabiana Honda, de São Paulo.
Dê uma olhada na composição de uma boa posta de peixe:
1. Cálcio, que confere ossos resistentes
2. Potássio, nutriente que abaixa a pressão
3. Selênio, substância antioxidante que promove o rejuvenescimento celular e afasta o risco de tumores
4. Ferro, para afastar fraqueza e anemia
5. Vitamina A, que protege a saúde da visão
6. Niacina, vitamina do complexo B que eleva o colesterol bom (HDL)
7. Iodo, essencial para o funcionamento da tireóide, regulando o metabolismo
8. Cobalto, mineral que auxilia na absorção de vitamina B
Boa sorte para todas e até amanhã
Por
Beth Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário