domingo, 1 de fevereiro de 2015

REMOVE PROGRESSIVAMENTE?


Olá amigas queridas do meu coração, um excelente início de mês para todas.
Estamos começando fevereiro com um assunto muito interessante que colhi do site Minha Vida, através da estonteante Manuela Pagan, já conhecida nossa, sobre depilação a laser, cujo tratamento remove os pelos destuindo o bulbo e a haste progressivamente.
Vejamos os detalhes.
O que é a depilação a laser
Depilação a laser é uma técnica de remoção progressiva dos pelos feita através da energia luminosa do laser. Os primeiros aparelhos para a remoção de pelos a laser surgiram na década de 1970, mas esta tecnologia foi, a princípio, ineficaz, muito dolorosa e limitada. Porém, em 1983, Anderson e Parrisch introduziram o conceito de fototermólise seletiva (utilizado na depilação a laser), revolucionando o princípio físico do mecanismo do laser, levando a uma maior eficácia. Hoje existem diferentes tipos de laser capazes de promover a depilação progressiva.
Outros nomes
A técnica também é comumente chamada de depilação definitiva, no entanto, este nome é incorreto, pois a depilação não garante que os pelos não voltem a crescer.
Indicações
Como é feita a depilação a laser
O procedimento é realizado com o uso de um aparelho emissor de laser, imposto exatamente sobre os pelos a serem eliminados. Na depilação a laser, o alvo é a melanina, substância responsável pela coloração do bulbo e da haste do pelo, causando dano térmico mínimo ao tecido adjacente.
Ao ser disparado o pulso de laser, ocorre a absorção dos fótons de energia pela melanina. O calor absorvido é liberado pelo bulbo e pela haste do pelo, causando uma destruição térmica das estruturas do pelo.
Os tipos de laser mais utilizados para fazer a depilação a laser são o laser Alexandrite, o laser de diodo (800nm) e o laser Nd:YAG (1064nm).
Diversos tipos de laser podem ser usados para a depilação
 A depilação a laser costuma ser dolorosa. Em alguns casos podem ser utilizadas pomadas anestésicas e jatos de ar frio para aliviar a dor.
Sessões de depilação a laser
As sessões devem ser feitas a cada 30 ou 45 dias. "Geralmente oriento a fazer de  três  a quatro sessões de manutenção após um ano, dependendo do caso do paciente", explica Isabel Martinez.
Profissionais que podem fazer
A legislação não define quais são os profissionais aptos a aplicar a depilação a laser. No entanto, a recomendação é que seja feita uma avaliação com um dermatologista antes de iniciar o tratamento. Esse profissional pode avaliar criteriosamente sua pele e definir qual é o melhor tratamento para ela. O conselho da dermatologista Izabel Martinez é se submeter à técnica com um profissional de confiança ou em local que você conheça e confie.
Cuidados antes de se submeter à depilação a laser
"O paciente deve evitar pegar sol, não deve retirar os pelos com pinça ou cera no mês antecedente, antes da sessão é feita a retirada dos pelos com lâmina de barbear", recomenda a dermatologista Márcia Linhares, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Cuidados após a depilação a laser
A pessoa não deve se expor ao sol, deve usar protetor solar com FPS mínimo de 30 e sempre seguir as recomendações do médico. "Recomenda-se o uso de loções calmantes logo após a sessão e no período de recuperação da pele após a depilação a laser", explica a dermatologista Márcia Linhares.
Contraindicação à realização de depilação a laser
Pessoas com infecções ativas nas áreas a serem tratadas não podem realizar a depilação a laser. Caso haja o crescimento repentino de pelos, deve ser realizada investigação hormonal anteriormente.
Um beijão para as amigas e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário