terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

NÃO DEIXE DE USAR!!


Olá meninas lindas do meu coração, bom dia para todas.
Hoje falo com vocês sobre a matéria da Dra Eliana Avelãs, odontóloga, especialista do site Minha Vida, onde se diz que dispensar fio dental aumenta risco de inflamações na gengiva e cáries.
Ela afirma ainda que o referido produto remove placa bacteriana e limpa entre os dentes.
Vejamos os detalhes.
Para se conseguir a completa a higiene dos dentes é necessário o uso do fio dental, uma vez que a escova sozinha não consegue limpar os espaços que ficam entre os dentes. O fio dental serve para remover o biofilme (placa bacteriana) que fica aderido à superfície do dente, inclusive na área que fica a uns 2 ou 3 mm no sulco dentro da gengiva. Para quem tem dúvidas sobre como e quando o usar o fio dental, seguem algumas orientações:
Antes ou depois da escovação?
Para os matemáticos eu diria que a ordem dos fatores não altera o produto!
Para os esquecidos: é melhor passar primeiro!
Para os perfeccionistas: antes e depois!
O importante é usar o fio corretamente, não importa quando. Passar o fio dental não significa fazer apenas o movimento de cima pra baixo e de baixo pra cima. Isso é bom pra tirar aquele pedaço de alimento que ficou preso entre os dentes. Para limpar e remover o biofilme, o movimento é outro.
A imagem que melhor traduz esse movimento é a do "engraxate lustrando sapato". Para isso segure o fio com os dedos indicadores e polegares, vá descendo lentamente até vencer o ponto de contato entre os dentes, depois envolva um dos dentes e faça movimentos como você estivesse "lustrando" o dente. Faça o mesmo com o dente do outro lado.
Quantas vezes usar?
O ideal é usar sempre que escovar os dentes - sem nunca se esquecer de passá-lo antes de dormir. Isso porque durante o sono a produção de saliva diminui e a sua proteção também, então o risco de cárie e gengivite é muito maior. Por isso, é à noite o momento mais importante para a escovação e o uso do fio dental. Quem usa aparelho ortodôntico ou prótese fixa tem que ter um cuidado a mais, porque é necessário usar um passa fio para ajudar.
Outro ponto importante: faça isso no banheiro, olhando os dentes no espelho! Será que dá para fazer a barba assistindo televisão? E passar rímel? Acho que não, certo? É a mesma coisa com o fio dental: como seria possível fazer isso em frente à TV? O resultado não deve ser muito bom? É preciso olhar a sequência de espaços entre os dentes e não se esquecer de nenhum.
O fio faz a gengiva sangrar?
Quando o biofilme não é removido pela escovação e pelo uso diário de fio dental, o acúmulo de bactérias e suas toxinas deixam a gengiva inflamada. Por isso ela sangra: por causa da inflamação e não por causa do fio! O sangramento é um sinal de que algo está causando a inflamação.
As causas de inflamação gengival são várias. Pode ser a presença do biofilme, pode ser tártaro, pode ser uma restauração fraturada ou com excesso de material, ou outro motivo que seu dentista precisa detectar.
Desde já meu muito obrigada ao site Minha Vida pelas excelentes explicações, à todas as amigas que prestigiam nosso espaço e ao público em geral.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário