Olá meninas, saúde e paz para vocês.
Vamos falar hoje sobre segurtança no trânsito e as 6
dicas sobre marchas.
O crédito é do site M.De Mulher e Petrobrás de
Carona com Elas.
Nessa oportunidade podemos conferir o que toda
motorista deve saber sobre o câmbio do automóvel e dar uma engrenada na nossa
performance!
Vejamos os detalhes.
Para que você tenha uma relação harmoniosa com as
marchas, o primeiro passo é entender como elas funcionam e como usá-las a favor
do seu veículo. Acionar o câmbio na hora certa, por exemplo, evita o famoso
tranco, economiza combustível e não desgasta o sistema mecânico. Apresentamos
as seis principais questões que envolvem as engrenagens para acabar de vez com
o mito de que elas são as vilãs de quem está começando a dirigir:
1. Função
No sistema de transmissão do carro, as marchas são
o engate da engrenagem do motor com as que movimentam as rodas.“São elas que
dão velocidade ao veículo”, afirma a instrutora Cláudia Rubenich, docente do
curso de Trânsito do Senac, em Porto Alegre. Dividem-se em dois tipos: as
baixas, que exigem mais força e menos velocidade do carro (ré, primeira,
segunda e terceira); e as altas, que conferem mais rapidez ao automóvel
(quarta, quinta e, em alguns modelos, sexta).
2. Troca
O momento certo é determinado pelo próprio veículo,
que “pede” a mudança. Ou seja, o barulho do motor aumenta e é possível sentir o
carro levemente travado. Em alguns casos, ao reduzir a marcha, acontece o
famoso tranco. “Para evitar isso, deve-se primeiro diminuir a velocidade no
freio, em seguida pisar fundo na embreagem, reduzir a marcha e soltar
suavemente o pé do pedal”, ensina Cláudia.
3. Conta-giros
Esse instrumento registra o número de rotações do
motor. Ele facilita a troca de marchas, pois conta com faixas de marcação que
indicam quando o sistema de transmissão está sobrecarregado. Em geral, a
mudança deve ser feita a cada mil ou 1,5 mil rotações por minutos. Ao observar
o conta-giros, você notará que o marcador se aproxima da faixa vermelha, o que
significa que é hora de aumentar ou diminuir a marcha.
4. Na ladeira
Em subidas, é indicado usar mais a força da marcha
para depois trocá-la. Na prática, isso significa que é preciso aumentar o tempo
das trocas, em relação ao que é feito em pistas planas.
5. Na curva
O ideal é sempre reduzir para a segunda marcha,
pois ela confere maior segurança na conversão. “Como o carro fica um pouco
‘preso’, é mais fácil dominá-lo. Já se você fizer a curva em terceira ou quarta
marcha, o veículo estará mais solto e rápido”, alerta a professora. Segundo
ela, o mesmo procedimento deve ser adotado ao passar por ruas alagadas.
6. Ultrapassagem
Ao realizar a manobra, reduza para uma marcha
inferior. Caso esteja numa estrada, à noite, procure avisar o motorista a ser
ultrapassado dando piscadas com os faróis.
Beijão garotas lindas, saúde, sucesso e até amanhã.
Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos
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