terça-feira, 20 de setembro de 2011

A CLASSE "C" ESTÁ PODENDO!


Bom dia amigas e seguidoras do Lady Chic Blog.

Eu trouxe do Site Universo da Mulher, créditos de Luiz Affonso,para a nossa reflexão desta terça feira, um artigo onde se lê que a Mulher da nova classe média quer carro zero e TV 'fininha'. Vocês já sabiam disso?

Segundo o texto, elas são 66% das universitárias e já não se satisfazem com bom emprego: 70% querem carreira.

E querem também: Perfume importado, carro zero, filho em escola particular e TV fininha em casa.

É verdade. Esse não é mais o perfil de uma mulher da elite. É o que está conquistando a mulher da classe C.

Acompanhem

Uma pesquisa da Abril com o instituto Data Popular investigou os sonhos e hábitos de consumo dos 52,9 milhões de brasileiras da nova classe média, que cresceu em tamanho (38% mais pessoas) e massa de renda (mais 62%).

Elas investem em conhecimento. Representam 66,4% das universitárias (contra 56,3% em 2002). Por isso, 70% das jovens não querem só um bom emprego, mas uma carreira interessante.

Conforto e lazer ganham espaço. Pretendem trocar de carro (31%), viajar de avião (42%) e jantam fora.

Elas também estão sofisticando o consumo, adquirindo bens e serviços antes restritos à elite.

Gastaram R$ 19,7 bilhões com beleza neste ano, contra R$ 15,8 bilhões da elite. E não se trata apenas de creme para cabelo, como antes, mas de perfumes e maquiagem.

Querem andar na moda e têm, em média, 16 pares de sapato.

Elas não querem ficar magrelas, mas 39% tentam emagrecer, 66% buscam refeições balanceadas e cuidam da saúde, com consultas e exames, na mesma proporção que as classes A e B (61%).

As mulheres da classe C também estão mais confiantes.

Agora, sentem orgulho da cor - 48% se dizem negras ou pardas, contra 40% há 7 anos - e já admiram os cabelos cacheados.

Elas contribuem mais e mandam mais em casa

As mulheres da classe C ganharam poder. Em relação às da classe A, elas chefiam mais famílias e contribuem mais: são responsáveis por 41% da renda familiar, contra 25% das mais ricas.

Dentro de casa, têm mais conhecimento.

São mais escolarizadas do que os homens da mesma faixa e leem mais revistas (45% a 31%). Isso se reflete na forma como lidam com os maridos: 70% acabam responsáveis pelas compras.

"Vou concordando com o que ele prefere, mas na hora de decidir eu mostro outra opção, explico por que é melhor e, no fim, ele compra o que eu quero", diz uma paulista de 37 anos que participou da pesquisa.

Investindo em formação e na carreira, os empregos domésticos ficam aos poucos para trás. Em uma geração, passaram de 21% para 11%.

Essas garotas querem mais e melhor. E, além de desbravar o mundo do consumo, deixarão para as filhas informações que não receberam.

Diferentemente da mulher das classes A ou B, que pede conselho ao marido sobre o melhor carro, desde criança veste a grife tal ou corre para a mãe para saber sobre enxovais, a mulher da classe C não tem esse "conhecimento herdado".

Talvez isso explique o valor que dá ao que dizem novelas e revistas. Agora, quem conseguir se comunicar com as poderosas crescerá com elas.

Mas isso é ótimo, vocês não acham meninas? Afinal toda mulher deve aprender a gostar e querer o que é bom e lhe dar poder.

Abraços para vocês e até amanhã

Lady Chic

Por

Beth

Vasconcelos

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