Olá amiguinhas do Lady Chic Blog neste dia formidável eu desejo sucesso para todas vocês.
Nosso assunto hoje é um artigo de Isabella Tartari, esclarecendo sobre Gravidez e Atividade Física.
A autora ensina como aproveitar os nove meses 'em movimento' sem problemas para a mamãe e o bebê.
Acompanhem os detalhes por favor.
Os exercícios físicos são fundamentais para uma gestação saudável. A medicina já comprovou que se manter ativa é saudável, faz bem para o feto e para a mamãe, além de ajudar o corpo a voltar à forma mais rapidamente depois da gestação. Se a mulher já praticava atividade antes de engravidar, melhor ainda.
Se a mulher era sedentária e quer mudar isso durante os noves meses, ela vai precisar de um pouco mais de cuidado, mas também sentirá os benefícios de uma gravidez "em movimento".
Como este é um período muito especial, o mais importante é que as mulheres recebam orientação de profissionais especializados e acostumados a lidar com grávidas.
Os professores devem ter conhecimento da fisiologia da gestação para oferecer um programa adequado a este novo corpo em que tudo muda durante nove meses - a ação hormonal (progesterona) e o aumento das necessidades circulatórias da gestante exigem cuidados diferenciados.
Além disso, para facilitar a passagem do feto na hora do parto, o organismo produz uma dose alta de relaxina, um hormônio que alarga as articulações, aumenta a flexibilidade e dá mais mobilidade à bacia.
Dessa forma, tornozelos, joelhos, ombros e coluna ficam muito suscetíveis a lesões e o equilíbrio também fica prejudicado, já que o centro de gravidade muda.
Mas, entendam bem que o exercício não precisa ser restringido. Apenas é preciso fazer algumas adaptações para que a gestante não sofra complicações provocadas pelo esforço e é preciso fazer as atividades mais recomendadas para estes meses, como: hidroginástica, yoga e pilates, preferencialmente.
Foi pensado em tudo isso, no bem estar da grávida e na falta de locais que ofereçam atividades e profissionais exclusivos para este atendimento especial que abri o Espaço Bella Gestante no final do ano passado, no bairro Humaitá, no Rio de Janeiro.
Afinal, como médica, eu mais do que recomendo uma gravidez ativa para a saúde das gestantes. Com a realização de exercícios corretos, o corpo libera a endorfina, um hormônio que alivia os sintomas do estresse, equilibra o humor que sobe e desce com freqüência na gravidez e diminui significativamente as dores causadas pelo peso extra da barriga - dores na coluna, musculares e articulares são reclamações constantes.
Os exercícios físicos ajudam a prevenir e reduzir sensivelmente esses problemas, promovendo uma força maior nos músculos, adequando a postura e diminuindo a tensão nas articulações.
Para se cuidar e estabelecer um programa de atividades físicas, o primeiro passo da gestante é procurar o seu médico ginecologista para que este a avalie e confirme que não haverá problemas para a futura mamãe, nem para o bebê.
Abraços para todos com votos de um feliz domingo.
Por
Beth Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário