segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

BOTANDO O CÉREBRO PARA FUNCIONAR AO SEU FAVOR!!


Amigas do Lady Chic Blog nesta segunda feira molhada eu desejo a todas um lindo dia.

Nosso assunto hoje é um artigo da Revista Nova com texto de Dagmar Serpa nos ensinando a treinar o cérebro a favor da carreira profissional.

O texto inicia pergunto: Vai contar só com a sorte? Recorra à ciência e deixe a concorrência comendo poeira. Sim, você pode treinar seu cérebro para levá-la ao grau máximo da carreira, garantem três especialistas em um livro recém-lançado no Brasil.

Nós entregamos o suprassumo de suas táticas e um bônus: o depoimento de uma vencedora para inspirar sua arrancada.

Digamos que você já tenha um bom emprego e está ansiosa pelos próximos passos: uma promoção, depois outra e outra... até conquistar seu lugar ao sol.

Ou pode ser que sonhe com o dia em que vai dar tchau à chefia para abrir seu negócio. Ou, quem sabe, até deseje dar uma guinada de 180 graus partindo para uma profissão diferente mas sinta aquele friozinho na barriga só de pensar em trocar o certo pelo duvidoso.

Seja como for, a pergunta que fica batucando na sua cabeça é: "Será que a sorte vai bater na minha porta e eu vou conseguir tudo o que mereço?"

A atitude esperta não é perder tempo com dúvidas, e sim fazer seu cérebro começar já a trabalhar por seus objetivos.

Depende mais da ação de cinco ferramentas cerebrais: radar de oportunidades, que rastreia as melhores chances; indicador de risco, que reconhece os perigos de uma ação e a capacidade de enfrentá-los; mira a laser, para nunca perder de vista as metas (nem desistir) até realizá-las; acelerador de esforço, porque nada acontece se você ficar desejando algo parada; e medidor de talento, não só para garimpar habilidades como para identificar falhas - e depois superá-las com trabalho duro.

Qualquer uma de nós nasce com tudo isso.

A diferença é que, no cérebro dos vencedores, essas ferramentas são afiadíssimas. A boa notícia é que você pode afiar as suas. Para ajudá-la, o trio de experts sugere oito táticas, que eles chamam de "fatores de êxito". Conheça melhor quais são e algumas formas de iniciar o treinamento do seu cérebro.

1. Aumentar sua autoconsciência

Conhecer-se melhor aumenta o poder de diferentes ferramentas, como a que mede seu talento.

Um primeiro passo é ficar ligada em como se comporta no dia a dia. "Você pode começar compreendendo como se sente em determinado momento dizendo isso alto. Por exemplo, falando apenas ‘Estou me sentindo zangado agora’ ou ‘Estou me sentindo muito estressado agora’ ou ‘Isso é uma alegria’", diz o livro.

"Você pode dar mais um passo e prestar mais atenção em detalhes relacionados a experiências emocionais específicas. Quando estiver feliz, observe a diferença em sua postura, na respiração e até no nível de relaxamento dos músculos faciais versus como sente tudo isso se estiver deprimido ou indiferente."

2. Turbinar a motivação

É ela que faz você ir atrás do que quer e nunca desistir, mesmo diante de obstáculos e quedas.

Um primeiro passo é não pensar só no dinheiro ao fazer escolhas profissionais. Leve em conta também a satisfação pessoal. Mais do que grana e fama, são as recompensas internas, como a realização, que nos estimulam a persistir. Detalhe: pesquisas indicam que elas nos fazem trabalhar com mais paixão, criatividade e eficiência.

3. Nunca perder o foco

Ou saber retomá-lo logo quando preciso. Como você vai perseguir o que quer se perder de vista o alvo e a concentração para fazer o que for preciso?

Um primeiro passo é parar tudo. Parece contraditório, mas, quando dispersar e empacar criando um projeto ou apresentação, faça uma pausa, "esqueça" o assunto, vá tomar café ou se distrair. "Às vezes não focar nos momentos ociosos nos fornece a solução perfeita para os problemas." A mente trabalha sozinha para concluir a tarefa.

4. Equilibrar as emoções

Ódio, tristeza, medo. Emoções ruins interferem em ferramentas como o radar de oportunidades. Cega de raiva, você não enxergará uma chance.

Um primeiro passo é olhar eventos que pareçam ruins de outro ângulo. "Quando o patrão pede para fazer um trabalho extra, você tem duas escolhas: pode sentir-se explorado e sobrecarregado ou sentir-se bem, pois ele lhe dá trabalho porque confia que conseguirá realizá-lo."

5. Calibrar a memória

A ideia é que, para construir o futuro, o cérebro precisa do passado. Sem o que comparar, o radar de oportunidades e o indicador de riscos não funcionam, e experiências vividas são bons parâmetros.

Um primeiro passo é não "encher" sua memória. Seja seletiva e só guarde o que importa. "Você pode excluir informações desnecessárias de maneira ativa e consciente do seu cérebro. Imagine uma vassoura retirando informações inúteis como respostas a testes ou um antigo número de telefone.

Sempre que a informação aparecer na sua cabeça, pegue seu espanador mental e coloque isso no lixo", diz o livro. "Se você aprender a reconhecer a informação que não precisa antes, pode descartá-la imediatamente, a fim de se concentrar em informações mais substanciais."

6. Exercitar a resiliência

Um fracasso pode esconder uma nova oportunidade. Ter capacidade de se levantar e continuar após um tombo é essencial para chegar lá. Seu acelerador de esforço e sua mira a laser agradecem.

Um primeiro passo é combater o desânimo. Uma forma de lidar com o erro é bloqueá-lo na mente. Ignorá-lo e concentrar logo a atenção no desempenho seguinte pode impedir que você alardeie de forma desproporcional um deslize. Numa entrevista de emprego, por exemplo, evita que apenas uma resposta infeliz afete toda a sua conversa.

7. Ditar as regras da adaptabilidade

O cérebro tem habilidade para mudar sua programação (e até promover alterações físicas) para se adaptar às situações. Faça sua parte criando contextos ideais, que o induzam a boas mudanças.

Um primeiro passo é mentalizar sempre seu sucesso. Pode bastar para o cérebro se adaptar e se reprogramar na intenção de obter bons resultados.

"Se você sentar sem fazer nada e ficar deprimido porque algo não acontece da maneira que quer, essa atitude mental pode ter efeito contínuo em sua atividade cerebral", explicam os experts.

Mas, quando mudar sua atitude e adotar o otimismo, o cérebro vai registrar a alteração de rumo e iniciar seu processo de adaptabilidade para trabalhar sob nova direção. Não estranhe se pipocarem na cabeça soluções milagrosas.

8. Manter o cérebro a mil

Todas as suas ferramentas mentais essenciais ao sucesso vão funcionar em potência máxima se você der ao cérebro o que ele mais precisa.

Um primeiro passo é fazê-lo receber estímulos contínuos (seu cérebro precisa!) com atividades que mais parecem brincadeiras. Jogos de computador e de tabuleiro, palavras cruzadas, sudoku e outros passatempos podem incitá-lo a desenvolver habilidades - como capacidade de associação, concentração e foco - que, depois, serão necessárias em missões sérias, como conquistar clientes e chefes.

A teoria na prática

Janaína Rueda, 35, virou chef e abriu o bar Dona Onça, sucesso gastronômico paulistano. Suas ferramentas cerebrais revelam-se afiadas:

"Comecei a trabalhar na adolescência, com minha mãe, que abriu confecção. Logo vi que eu era boa de vendas: lucrei também com bijuteria, lingerie, filtros, chocolate para cachorro, terrenos.

Não fiz faculdade, mas sempre quis mais. Quando vendi vinhos, fiz todo tipo de curso na área. Estava em uma multinacional de bebidas, onde tinha sido promovida, quando casei [com o chef Jefferson Rueda, do Pomodori]. Além de não ter mais para onde crescer na empresa, meus horários não batiam com os do meu marido.

Passei a cogitar trabalhar em outra coisa. Só faço o que gosto e amo cozinhar, que era um hobby. Mas uma coisa é sonho, outra é plano. Você precisa focar no que quer, pensar em como fazer e fazer. E eu tinha consultoria dele! Preferi não montar restaurante, ou seria mais cobrada por críticos e clientes de cara. Com bar, a expectativa é menor.

Qualquer carreira é como a bolsa. Você não pode se desesperar nas fases de baixa. Tem de aguardar a alta. Mas eu nunca espero sentada. Se um crítico fala mal da minha comida, dou duro para melhorar.

Não caio com um fracasso. Só com meu marido e mestre era diferente. dizia ‘Não gostei’, desistia de pôr no cardápio. Agora não: refaço até achar o ponto."

Então tai minhas lindas, agora é colocar a mão na massa e fazer a diferença pois, a vida só é dura para quem é mole.

Abraçando a todas

Lady Chic

Um comentário:

  1. CÍLIOS E SOBRANCELHAS CURTOS, COM FALHAS, PROBLEMAS DE CRESCIMENTO , PROBLEMAS DE QUEDA OU FRÁGEIS


    Consulte os sites (são sites técnicos e não de venda) e conheça a marca ECRINAL

    ecrinal.com (francês e Inglês)
    asepta.com (da França)
    ASEPTA.COM.BR ( NO BRASIL )

    VC VAI CONHECER PRODUTOS DE QUALIDADE E GLAMOUR QUE SÃO TAMBÉM PRESCRITOS POR DERMATOLOGISTAS.

    SÃO OS ÚNICOS COM ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EFICIA MENSURÁVEL


    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir