domingo, 15 de abril de 2012

PALMAS PARA ELE QUE ELE MERECE!!


Olá queridos amigas do Lady Chic Blog Blog, saúde para todos neste lindo domingo de abril.

Hoje eu trouxe do Novo Portal Zun um texto primoroso de Fran onde se explica o valor do azeite de oliva e suas propriedades medicinais

A autora afirma que o saboroso azeite de oliva é um óleo monoinsaturado rico em HDL, conhecido como colesterol bom.

Vamos ver os detalhes.

O azeite de oliva é um derivado das azeitonas, que durante o processo de industrialização passam por todo um processo de moagem, prensagem e centrifugação, em que se separa o sólido do líquido, dando origem a um azeite de oliva com baixa acidez, não fermentado e de alta qualidade gastronômica.

O azeite de oliva extra virgem deve fazer parte de um cardápio balanceado e saudável, pois suas propriedades nutricionais e medicinais são essenciais para a saúde. Confira um pouco mais sobre o poder medicinal e nutricional do azeite de oliva:

Propriedades medicinais do azeite de oliva

O azeite é uma gordura vegetal monoinsaturada extraída das azeitonas, rica em HDL (colesterol bom) e que ajuda a diminuir o colesterol LDL (ruim), atuando na proteção contra doenças cardiovasculares causadas pelo entupimento das artérias e veias.

Além disso, o óleo rico em vitamina E que protege contra o câncer e em vitaminas lipossolúveis A, D, E e K com funções antioxidantes.

O azeite de oliva ainda facilita no processo de digestão, ajuda a acelerar as funções metabólicas, ajuda na melhora do funcionamento do estômago e pâncreas, favorece a absorção de cálcio que estimula o crescimento dos ossos e tonifica a pele por conta de seus efeitos antioxidantes.

O uso do azeite na estética

Além de ser muito utilizado na alimentação é aplicado em produtos cosméticos, pois apresentai muitos benefícios para a pele, unhas e cabelos pelo fato de possuir vitaminas lipossolúveis com ação antioxidante, ajudando a retardar o envelhecimento da pele, além de facilitar a regeneração e proteção da pele.

Entre os principais benefícios gerados pelo uso do azeite de oliva estão na estáteica estão a diminuição das rugas, o equilíbrio da oleosidade da pele, a melhora da elasticidade, purificação e hidratação da pele e brilho aos cabelos.

Classificação do azeite de oliva

Azeite de oliva no frascoTodos os azeites feitos à base de oliva são fabricados da mesma maneira, entretanto, o que diferencia um azeite do outro é a quantidade de ácido presente no mesmo, por isso, o azeite recebe três classificações: Extra Virgem com acidez de até 0,8%; Virgem com acidez até 2% e o Virgem Comum com acidez de até 3,3%. O ideal são os azeites com até 1% de acidez.

Como usar o azeite de oliva

Os azeites são usados principalmente em preparações já prontas que não necessitam de aquecimento ou que já foram aquecidas para não perder suas características nutricionais.

Entretanto, o azeite de oliva é um óleo vegetal que suporta temperaturas altas sem se oxidar, preservando as características organolépticas e químicas sem alterações no sabor do alimento.

A dose diária recomendada do azeite de oliva é de 15 a 20 gramas, ou seja, uma colher de azeite por dia. Além disso, é indicado diminuir a ingestão de gorduras saturadas e aumentar a ingestão de fibras que ajudam a diminuir o colesterol ruim do sangue.

Fiquem bem e com muita saúde.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário