segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PARA AJUDÁ-LO NA HORA H


Bom dia amigas.

Novamente um artigo de Duda Schwab - Equipe BBel para quem precisa ajudar seu parceiro a superar a ejaculação precoce.

Aproveitem e boa sorte.

A ejaculação precoce é um dos problemas sexuais mais comuns, segundo dados de uma pesquisa realizada pela médica psiquiatra Carmita Abdo. A pesquisa, feita em 2000 com 2.835 homens maiores de 18 anos, aponta que 41% dos entrevistados já sofreram uma ejaculação precoce em algum momento da vida sexual.

A analista administrativa Carla* teve esse problema durante dois anos com um antigo namorado. "Namorávamos há uns três meses quando tivemos a primeira relação sexual, ele estava ansioso, mas eu achei que era uma característica da personalidade dele mesmo. Em menos de cinco minutos ele já tinha 'chegado lá'. Como eu era mais nova e ingênua, achei que era daquele jeito mesmo."

Carla conta que achava que era uma fase, que ia passar e, ao mesmo tempo, não dava tanta importância para o sexo. "Achava que o importante mesmo era a convivência e o amor, eu colocava o sexo em outro plano, mas, depois de um ano de insatisfação, comecei a ficar irritada", lembra. "Fazíamos sexo só por fazer, e quando estávamos fazendo era algo 'vamos acabar logo com isso', como se fosse uma obrigação".

Depois de dois anos em um relacionamento já desgastado, os dois decidiram terminar. Para Carla, a principal razão para que a situação chegasse a esse ponto foi a falta de autoconhecimento. "Eu não sabia como me satisfazer, não sabia também como ajudá-lo, talvez se tivesse mais conhecimento sobre o sexo nós ainda estaríamos juntos", analisa.

*Nome fictício para preservar a identidade da entrevistada.

Ejaculação precoce, segundo Otto Henrique Torres Chaves, médico professor na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e chefe do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia, é um problema que ocorre mais devido à falta de adequação sexual do casal do que realmente a um problema fisiológico ou psicológico.

"O que acontece na maioria das vezes é que as pessoas não se conhecem sexualmente, não sabem o que lhe dão prazer, exercem a sexualidade de forma instintiva e esse pouco conhecimento sobre a sexologia e sobre o seu próprio corpo atrapalha na hora da relação", afirma Otto.

Luciana Parisotto, psiquiatra, terapeuta sexual e membro da Academia de Psicossexualidade Humana (ACADESEX), afirma que o diagnóstico de ejaculação precoce não acontece através da análise do tempo em que o homem levou para alcançar o clímax, e sim da capacidade de controle e domínio sobre a ejaculação.

Segundo Otto, para que seja realmente diagnosticado o problema da ejaculação precoce, é preciso que o casal não consiga ter uma relação sexual completa (preliminar, penetração e clímax) em pelo menos 50% das tentativas, que o parceiro tenha ejaculação antes ou poucos minutos após a penetração e que a companheira não consiga ter orgasmo. "O diagnóstico em si deve levar em consideração diversos fatores, é preciso que o médico conheça a fundo a história do casal para então poder afirmar que existe um problema de ejaculação precoce", alerta.

As causas da disfunção ejaculatória ainda não foram encontradas, mas estudos ainda em fase de avaliação sugerem a possibilidade de o problema existir desde o nascimento. "A dihidrotestosterona (DHT) é um metabólito biologicamente ativo do hormônio testosterona, pode ser que o organismo tenha um problema de captação desse metabólico, e evidências mostram que isso afetaria o processo ejaculatório do homem", enfatiza Otto.

Otto Chaves cita dois grupos de homens que sofrem de ejaculação precoce. O primário, que sofre da disfunção desde os seus primeiros contatos com a sexualidade, e o secundário, que por algum motivo desenvolveu esse problema após a idade adulta.

Pessoas que sofrem da ejaculação precoce primária normalmente são adolescentes, ainda se descobrindo sexualmente e não possuem controle total do corpo. As principais razões da disfunção desse grupo são de ordem psicológica, podem ser a ansiedade e o nervosismo, por exemplo.

Os homens que sofrem da ejaculação precoce secundária conseguem controlar melhor a hora da ejaculação, porém, segundo Otto Chaves, em um determinado momento têm uma disfunção erétil. O que acontece nesses casos é que o homem percebe que vai perder a ereção e acaba ejaculando antes. As causas mais prováveis para que o homem tenha uma ejaculação precoce secundária são a idade, o álcool e o cigarro.

Para o tratamento do problema, Otto sugere uma consulta com urologista e com um psicólogo especialista em sexologia. "Dependendo do caso, o tratamento pode ser à base de antidepressivos, que têm como efeito colateral retardar a ejaculação, de exercícios específicos para a musculatura e de ajuda psicológica, inclusive para o casal". O médico enfatiza a importância da companheira no tratamento: "É importante que a mulher seja compreensiva".

Luciana Parisotto afirma que a ajuda da companheira nessas horas é imprescindível. "É preciso que exista uma comunicação aberta entre o casal, e que ela fale com ele sobre o problema, mas não na cama, após o sexo, e sim em um dia tranquilo, em que eles estejam em outra atividade".

Luciana dá dicas de técnicas e exercícios para melhorar o problema de ejaculação precoce, mas enfatiza que é preciso acompanhamento de um terapeuta sexual ou médico para que os exercícios sejam feitos de forma segura e eficaz.

Stop-Start - o homem deve ficar em cima da companheira para poder ter controle maior sobre a movimentação sexual. Ele deve começar a penetração e parar completamente quando estiver no momento de maior prazer. Recomeçar o ato quando sentir que já tem um controle maior da situação.

Pressão - na hora do ato sexual, quando o homem estiver para ejacular, a mulher deve fazer uma pressão na glande com o dedo indicador e polegar (formando um anel com os dedos), esperar alguns segundos e recomeçar o ato. A ideia é conseguir fazer esse procedimento várias vezes sem ejacular. O homem também pode fazer o exercício sozinho, na hora da masturbação.

Distração - quando estiver quase no clímax da relação, o homem deve pensar em outras situações que não sejam o sexo, pode ser a conta bancária ou algum assunto de trabalho. Quando sentir que está perdendo ereção, voltar a fixar a atenção na parceira. O objetivo é prolongar o tempo da relação sexual antes da ejaculação.

Um bom dia para todas.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário