domingo, 30 de setembro de 2012

HOMENAGEM DO LADY CHIC


LADY INTELIGENTE TEM BOM PAPO




 
Olá meninas maravilhosas do meu blog, um domingão repleto de alegria para todas.
Hoje nossa reflexão é sobre conversa boa, onde Aline Viana – Especial para o iG São Paulo, nos ilumina com dicas importantes sobre como puxar assunto sem perguntar do tempo.
A poderosa afirma que o clichê não é proibido, mas nem sempre é necessário: sinais de linguagem corporal e perguntas corretas ajudam a estabelecer e fazer fluir um bom papo
O crédito é do site Delas, ao qual desde já agradeço a permissão de divulgar essa pérola em nosso espaço.
Vamos ver o que a gata conta?
Iniciar uma conversa e fazê-la fluir é uma arte. E, como qualquer outra arte, é possível aprendê-la ou aperfeiçoá-la com as dicas certas. O primeiro passo é aprender a observar os sinais que os outros emitem por meio da linguagem corporal. Isso permite identificar se o interlocutor é extrovertido ou tímido.
“Uma pessoa retraída tende a ficar de cabeça baixa, sem olhar para os lados. Ela está sinalizando que não é de papo”, explica Janaína Depiné, coach em relacionamentos e especialista em etiqueta. Já estar com os braços abertos, os pés virados na sua direção, ou olhando para você são sinais que demonstram receptividade. “Fixar o olhar em você é a melhor abertura que pode haver”, afirma Claudya Toledo, diretora da A2 Encontros.
Já Don Gabor, autor de “Como Iniciar uma Conversa e Fazer Amigos” (Editora Sextante) considera que o melhor convite é um sorriso. “Quando sorri, você demonstra que reparou no outro de maneira positiva. (...) O gesto indica uma aprovação, o que deixará a outra pessoa mais à vontade para conversar com você”, diz Gabor na obra.
A pessoa sorriu de volta? Pode parecer clichê, mas uma abordagem efetiva leva em conta o entorno dos envolvidos. “Numa fila de supermercado dá para falar do preço de um produto ou sobre a demora. Usar uma situação que ambos estão vivendo é o que funciona”, garante Janaína. Nem por isso precisa perguntar do tempo no elevador. Fale de algo relacionado ao condomínio ou à vizinhança.
A estratégia permite um início mais impessoal e evita resistências. “Quando a pessoa pergunta de cara qual é o nome do outro, este se defende achando que vai levar uma cantada e não está necessariamente disponível”, concorda Claudya.
Margareth Signorelli, coach de relacionamentos: elogios sinceros ajudam a fazer a conversa fluir
Perguntar não está vetado. O importante é não ser indiscreto e se ater à exploração do ambiente comum. Comentar que a palestra está demorando ou perguntar que programa é aquele na tevê, por exemplo. Em um workshop não há nada de errado em observar alguém sozinho e dizer “Também veio sozinho?” ou “Você também atua nessa área?”.
Eventos profissionais contam com uma vantagem extra: muitos providenciam crachás, assim é possível identificar alguém que tenha algum vinculo com a sua empresa e isso já facilita começar o assunto.
Outra prática com retorno positivo é elogiar o interlocutor. “Procure algo que você realmente gostou no outro e elogie. Pode ser o sapato, a roupa ou o jeito como ele conversou há pouco com alguém – isso permite uma conexão verdadeira”, recomenda Margareth Signorelli, coach de relacionamentos. Mas só vale se o elogio for sincero. Se não for, a pessoa percebe e o resultado é o contrário do desejado. Margareth reconhece que, apesar de efetiva, a técnica é pouco usada pelas mulheres.
O durante
Quando o papo engatar, ouça realmente o que outro tem a dizer. E evite perguntas fechadas, que podem ser respondidas com “sim” ou “não”, para não deixar o assunto morrer. Perguntas abertas começam geralmente com “como” ou “por que”. Gabor sugere alguns exemplos no livro: “Pode me dizer por que acha isso?”, “Como começou a trabalhar nessa área?” e “O que a traz à nossa cidade?”.
Se o rumo que a prosa tomar não for do seu agrado, melhor não criar conflito. Peça licença, diga que tem que dar um telefonema e ligue para algum amigo para ganhar tempo, sugere a a coach Janaína.
Para encerrar bem, mostre que prestou atenção ao ponto de vista de seu novo amigo
Hora de dar tchau
Se a conversa deu certo, é importante encerrá-la de forma positiva. Aproveite uma pausa mais longa, quando já se chegou a uma conclusão sobre a pauta da conversa, para enviar sinais de que você precisa ir embora.
Gabor sugere que você faça um breve resumo das ideias principais do seu interlocutor para sinalizar que estava atento. Se for o caso, diga o quanto apreciou o momento e faça planos para ver a pessoa novamente, combinando um próximo encontro, sugerindo um dia ou um evento. Esse é o momento para a troca de cartões de visita. Um aperto de mão firme e uma linguagem corporal receptiva completam um bom desfecho.
Quem se prepara para viajar ou morar no exterior também pode seguir todas as dicas anteriores, mas terá que fazer a lição de casa, ou seja, pesquisar sobre a cultura local, para não cometer nenhuma gafe. “Quando se visita um país estrangeiro, você tem que se adequar à realidade deles. Você nunca vai fazer amizade se não estiver disposto a mudar de hábitos. Se na Europa todo mundo toma sol na praça, você também deveria experimentar. Fazer amigos em qualquer lugar é como uma atividade física: é preciso um esforço inicial, mas depois você pega o jeito”, garante Janaína.
Um grande para todas e até amanhã com muito amor.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

sábado, 29 de setembro de 2012

PROTEGENDO O CORAÇÃO DAS LADYS



 
Olá garotas lindas do meu coração, eu desejo a todas um sábado bom, repleto de coisas lindas e santas.
Hoje eu trouxe do site Minha Vida, texto de Laura Taraves. Ela nos apresenta a dieta cardioprotetora ensinando-nos ainda a comer bem e proteger o coração. Continuando, a poderosa diz que a novidade adapta para o gosto brasileiro os segredos da alimentação mediterrânea.
Vamos apreciar com muito carinho.
Doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, são a principal causa de morte da população brasileira. Segundo números de 2011 da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 33% dos óbitos no país são decorrentes desses problemas. Com dados tão alarmantes, nunca é demais falar sobre o coração, ainda mais hoje, que é o Dia Mundial do Coração.
Frente a essa realidade, o Hospital do Coração (HCor) em parceria com o Ministério da Saúde tem trabalhado para elaborar cardápios que protejam o sistema cardiovascular, sejam acessíveis e respeitem as diferenças regionais do país. A intenção do projeto é adaptar a famosa dieta mediterrânea, conhecida por ser benéfica ao coração, aos hábitos alimentares da população brasileira. "A variedade de frutas, legumes disponíveis, o hábito de comer iogurte e outros laticínios contribuem para criação de combinações saudáveis", afirma a nutricionista Maria Beatriz, do Hospital do Coração. Confira a seguir o que não pode faltar na sua dieta cardioprotetora.
"Recomenda-se consumir de três a cinco porções de frutas diariamente, mas grande parte da população brasileira não consome sequer um exemplar do alimento por dia", diz a nutricionista Maria Beatriz, do Hospital do Coração. E em um país com tanta variedade, não há justificativa para a falta de disciplina.
Alguns exemplos de frutas benéficas para o coração são o açaí, que oferece gorduras relacionadas à redução do colesterol ruim; a jabuticaba, rica em flavonoides que impedem a formação de coágulos e ajudam a reduzir a pressão arterial; a melancia, que combate a aterosclerose (formação de placas gordura nos vasos sanguíneos) e o cupuaçu, que graças à fibra solúvel pectina ajuda a manter bons níveis de colesterol.
Hortaliças
Legumes e verduras também devem estar presentes nas principais refeições do dia, totalizando quatro ou cinco porções diárias, de acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Os benefícios dessa categoria de alimentos não se dão apenas pelos nutrientes neles encontrados individualmente, mas principalmente porque quanto mais hortaliças você colocar no prato, menos espaço terá para opções gordurosas e calóricas.
O grande benefício dessa categoria de alimentos está no fato de que eles têm poucas calorias e baixíssimo teor de gorduras. Eles ainda oferecem boa quantidade de fibras e vitaminas. Tanto a rúcula, rica nas vitaminas A e C, quanto a couve, fonte das vitaminas C e E, e o tomate, que contém licopeno, funcionam como antioxidantes, impedindo a ação de radicais livres, substâncias que favorecem o envelhecimento celular. Fique atento apenas aos temperos. Prefira ervas naturais e evite o sal, que favorece a hipertensão.
Óleos vegetais
Um dos alimentos com maior destaque na dieta mediterrânea é o azeite. "Aqui no Brasil, entretanto, esse alimento costuma ser muito caro, daí a substituição por óleos vegetais", explica a nutricionista Maria Beatriz.
O óleo de soja é um ácido graxo poli-insaturado, rico em vitamina E, ômega 6 e ômega 3, que ajuda a regular os níveis de colesterol e, assim, a proteger o coração. O de canola, um pouquinho mais caro, é a melhor fonte de ômega 3. O óleo de girassol, por sua vez, contém além do ômega 3 e ômega 6, vitamina E e gorduras monoinsaturadas, que aumentam o bom colesterol (HDL) e reduzem o mau colesterol (LDL). Mas não abuse, a ingestão excessiva desses ou de outros óleos prejudica o funcionamento do coração ao favorecer a formação de placas de gordura que atrapalham a circulação do sangue.
Oleaginosas
Oleaginosas são grandes aliadas do coração por serem fonte de gorduras benéficas, o que ajuda a controlar o colesterol e, consequentemente, proteger o sistema cardiovascular. Há grande variedade desses alimentos, mas os valores costumam ser altos. Por isso, a nutricionista Maria Beatriz recomenda o consumo da castanha de caju e da castanha do Pará, que por serem de origem brasileira, costumam ser mais em conta. Quem pode arcar com uma despesa maior, pode investir nas nozes, no pistache e na avelã.
Laticínios
"O consumo de laticínios também é fundamental para uma dieta equilibrada", afirma o nutrólogo Roberto. Felizmente, leite, iogurte e queijos são bastante consumidos pelos brasileiros. O problema é que os consumidores costumam investir nas versões tradicionais desses produtos, que são ricas em gorduras.
Assim, o leite integral e o iogurte deveriam ser substituídos pela versão desnatada. Os nutrientes de um e de outro são praticamente os mesmos, mas as taxas de lipídios são bem menores. Já a manteiga, que sempre ficou à frente da margarina por não conter gordura trans, agora deve ser deixada em segundo lugar. A margarina teve sua composição modificada e, agora, quase não apresenta esse nutriente em sua composição. A manteiga, por sua vez, é de origem animal - por isso, rica em gorduras saturadas e vilã no controle do colesterol.


Cereais
Dentre os cereais, um dos principais amigos do peito é a aveia, afirma a nutricionista Maria Beatriz. O alimento é fonte de uma fibra insolúvel nomeada betaglucana, que melhora a circulação e inibe a absorção de gordura pelo organismo. A aveia reduz as concentrações de colesterol, triglicerídeos e lipídios totais, favorecendo a saúde cardiovascular. Além dela, existem cereais ricos em gorduras benéficas, como a linhaça, e que favorecem a saciedade, como o centeio. Neste caso, o benefício para o coração é indireto, já que retardando a sensação de fome, o cereal auxilia na manutenção de um peso saudável.
Carnes
A dieta mediterrânea tem ainda uma última lição para quem quer cuidar do coração: reduzir o consumo de carne vermelha. "Isso porque ela privilegia a ingestão de peixes, que são ricos em gorduras boas para a saúde cardiovascular", afirma a nutricionista Maria Beatriz. A profissional diz, entretanto, que a recomendação não consegue ser mantida por muito tempo no Brasil, já que essas carnes costumam ser mais caras. Mas tem como deixar sua carne vermelha mais saudável: um churrasco, por exemplo, continua gostoso mesmo intercalando os espetinhos de carne com outros de legumes. Fuja ainda dos embutidos, como salsicha e salame, que são riquíssimos em gordura e sódio, vilões do coração.
Bem alimentadas e lindas eu desejo a todas um final de semana formidável.
Beijão para todas e até amanhã com muito amor 

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

COM MUITO CUIDADO NA REDE!!



Olá queridinhas do meu blog, bom dia para vocês, nesta linda quinta feira de setembro findo.
Nosso assunto é muito importante como sempre. Vamos refletir sobre etiqueta nas redes sociais.
O artigo veio da Revista Claudia, texto de Liliane Oraggio ao qual desde já agradecemos a permissão de divulgação em nosso espaço.
A autora nos trás as 12 regras de etiqueta para colocar em prática e evitar muita saia justa nas redes sociais.
Ela inicia afirmando que postou, É para sempre. E o que lançamos no ciberespaço revela nossas crenças, valores, preconceitos e... pode criar certos problemas. Por fim apresenta dicas dos experts para dominar as regras de bom comportamento do mundo digital.
Vamos apreciar com carinho e aprender com a Poderosa Liliane.
Assim como uma criança demora anos para aprender a se relacionar civilizadamente, quem participa do Facebook, Twitter, Instagram e das demais redes sociais leva um tempo para incorporar o código de boas maneiras da vida virtual. “Ainda não saímos da primeira infância da era digital”, diz Gil Giardelli, professor de mídias digitais da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. “E estamos compreendendo, na prática, como é lidar com as várias sutilezas do comportamento que ela inaugurou.” Muita gente pensa que a internet, por ser democrática e livre, tolera e aceita qualquer coisa. Não é verdade. Em um ambiente em que se conectam mais de 2 bilhões de pessoas do mundo inteiro, regras são necessárias. Basicamente, dois mandamentos das relações reais valem na web: trate os internautas como gostaria de ser tratada e jamais faça ali o que não faria em nenhum outro lugar.
Pelo grau de contágio e rapidez das informações, um erro pode causar constrangimentos enormes ou gerar consequências irreversíveis. O ciberespaço não engole desaforo e não perdoa – o que se publica fica para sempre. Giardelli lança este mês um livro cujo título diz tudo: Você É o Que Você Posta (Editora Gente). Para fazer este breve manual de etiqueta virtual, que também ajudará a garantir sua segurança, falamos com o autor e mais três experts: Carlos Affonso de Souza, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, Lúcia Freitas e Liliane Ferrari, consultoras em mídias digitais, de São Paulo.
Para colocar em prática já!
1.Pegadas digitais
Para evitar ser importunada, nunca deixe nos seus perfis telefones e endereços, nem de casa nem do trabalho.
2.Foto do perfil
Ela define como quer ser vista. Então, antes de postar, por exemplo, algo muito sensual, pergunte-se: a que estou vinculando minha imagem? Que impacto terá na minha vida? Desenhos de super-heroínas, flor e afins ou um clique de quando você era criança até podem ser usados caso a intenção seja criar um cartão de visitas informal. Só não deixe o espaço vazio: é impessoal.
3.Senhas são secretas
Ninguém, nem marido nem namorado, deve ter suas senhas, e vice-versa. Isso não é prova de fidelidade que se dê ou se peça. Bisbilhotar a vida alheia é invasão de privacidade e acaba em decepção. Com filhos pequenos, o controle vale até certo ponto: eles têm direito à individualidade. Mas ensine sobre segurança e arranje meios de tutorá- los. Troque as senhas anualmente.
4.Privacidade e risco
Conheça a política de privacidade dos sites para saber até onde pode ir. Mesmo tendo o direito de proteger seus dados, saiba que o provedor tem acesso a quem você é e ao que consome. E cuide-se com os rastros que deixa: nem todos se comportam como você espera. Que o diga a bailarina paulista Paula Venanzi, 33 anos. No segundo dia de namoro, o cara já virou amigo de Facebook de toda a lista dela. “Isso me irritou”, lembra. Uma noite, Paula quis ficar em casa. Desconfiado, ele fuçou o perfil dela e descobriu que o ex-marido, músico, faria um show. Foi até lá, não a encontrou e abordou o ex. “Meu namorado foi agressivo, deu vexame. Quando soube, me senti invadida e incomodada com todo o constrangimento. Terminei logo a relação”, conta.
5.Overdose de fotos
Não lote o feed de notícias dos amigos com imagens de suas crianças e seus pets, dos pratos que comeu e de viagens. É enfadonho. Publique só se as fotos forem incríveis ou contiverem alguma informação bacana.
6.Piratas e falsários
Não use fotos alheias para divulgar produtos ou serviços que você oferece na rede. Isso fere o direito autoral e pode render um processo na Justiça, embora as leis sobre o universo digital ainda sejam incipientes. Também não repita, feito papagaio, poemas que nem sabe se, de fato, são de Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda ou um falsário. Muita gente inventa textos e assina o nome de um escritor famoso – e você, ao reenviar, ajuda a perpetuar a fraude. E passa recibo de ignorância.
 
7.Check- in
Ele não foi criado para lhe dar 15 minutos de fama. O mundo não precisa saber que você acaba de chegar a um bar ou uma festa. Pergunte-se: o que vou postar ajuda alguém? O check-in presta serviço. Por exemplo: no congestionamento, você avisa as ruas a ser evitadas – mas só digite se não estiver dirigindo! Ou, na fila de uma casa de show, informe que os ingressos já acabaram. Além de cafona, exibir seus passos por nada pode atrair stalkers, obsessivos que perseguem com objetivos criminosos ou doentios.
8.Aceitar ou não aceitar?
Se não conhece, não lembra ou não gosta, ignore o pedido. Rede social não é competição por número de “amigos”, mas um lugar em que você escolhe com quem e como se divertir. Ou sua vida ficará exposta demais. Crie grupos específicos de amigos; assim você direciona melhor seus posts. São raros os que valem para todos.
9.Curtiu?
Pode gostar do post de alguém pouco íntimo, de fatos inusitados e curiosos. Mas jamais clique ali se a notícia for de morte, tragédia, guerra... Muita gente faz isso para sinalizar que é solidária e comete uma tremenda gafe. Também evite curtir o próprio post. Na vida real ou digital, autoelogio é falta de humildade.
10.Imagem profissional
As redes sociais são uma vitrine. Ali, 65% das empresas buscam hoje conhecer as pessoas para fazer negócios, contratar e até demitir. Nunca fale algo que soe como racismo, homofobia, xenofobia ou intolerância religiosa. Não critique o chefe e os produtos da empresa em que trabalha. E procure não se revelar demais! Episódio exemplar: Paul Whitee era treinador de futebol do Colégio Oxford Hills, em Maine, pequena cidade americana, e quis mandar uma foto dele nu para uma pessoa. Errou e enviou para todos os amigos. Resultado: o pai de um aluno viu e ele teve de pedir demissão.
11.Militância chorosa
Como na vida real, reclamar sempre das mesmas coisas é chato. Ao fazer uma crítica política ou social, não só lance a questão mas aponte saídas.
12.Dose certa
Não invada o espaço alheio com muitos posts. E controle-se nas madrugadas insones! Três por dia, de preferência nos mesmos horários, são suficientes. O Hootsuite permite programar os disparos.
Então taí as dicas de segurança que colhemos gentilmente do Conteúdo Cláudia, ao qual somos muito gratas.
Beijão para todas e até amanhã com muito amor
 
Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos