
Olá amigas do Lady Chic Blog nesta sexta feira de sucesso eu desejo a vocês um dia formidável.
Hoje nosso assunto é um artigo de Ana Paula de Araújo que nos trás 19 alimentos que turbinam o consumo diário de vitamina C. A diva nos falta que entre os benefícios dessa vitamina, está o combate ao envelhecimento das células.
Acompanhem os detalhes.
A vitamina C é um importante componente na fortificação do sistema imunológico.
Poderoso antioxidante, ela atua contra o envelhecimento celular ao combater os radicais livres e ajuda a reduzir os efeitos colaterais provocados por poluentes presentes no ar.
A atuação dessa vitamina não para por aí: a nutricionista Cristina Martins, da clínica Sara Bragança, no Rio de Janeiro, conta que o nutriente também atua na síntese de neurotransmissores e sais biliares, auxilia na absorção do ferro e age no funcionamento de hormônios do córtex adrenal.
Além disso, a nutricionista Sílvia Gabriela Abreu e Silva, coordenadora de nutrição da Equilibrium Consultoria, em São Paulo, lembra que a vitamina é responsável pela rigidez do colágeno, prevenindo inflamações ao auxiliar na saúde de tendões, ligamentos e juntas.
A recomendação diária mínima da vitamina, explica Sílvia, é de 75mg para mulheres de 15 a 70 anos e 90mg para homens na mesma faixa etária.
A nutricionista Roberta Stela, do Dieta & Saúde, lembra que a importância de suprir essa necessidade básica é para evitar o escorbuto, doença que causa sangramento das gengivas.
Cristina também lembra que uma boa média para um adulto é de 1000mg. A seguir, confira os alimentos que são ricos na vitamina e as quantidades indicadas para que você chegue a esse consumo diário mínimo.
Laranja- Limão - Manga- Abacaxi- Goiaba Melão- Kiwi- Morango- Acerola - Caju- Tangerina- Tomate- Brócolis- Espinafre- Aspargos- Couve verde- Repolho- Rúcula- Agrião.
Talvez a laranja seja a mais lembrada quando o quesito é vitamina C.
E com razão: uma unidade de laranja tem 90mg do nutriente, a quantidade diária mínima que nosso organismo pede.
A nutricionista Cristina Martins aconselha não guardar a fruta por muito tempo antes do consumo, já que ela perde vitamina C desde que é colhida, devido à sensibilidade ao calor e oxidação da vitamina C.
Aproveitem essa dica e fiquem mais lindas hoje.
Por
Beth Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário