sábado, 18 de fevereiro de 2012

PRESERVE SUA SAÚDE


Bom dia amigas do meu blog, muito bom senso neste carnaval.

Hoje nosso assunto é sobre saúde na folia.

Andrea Giusti nos orienta sobre cuidados importantes para evitar hepatite B e da febre amarela durante a farra.

Vejam os detalhes.

Você vai viajar no carnaval? Então fique de olho e verifique se a cidade que você vai é considerada área de risco para febre amarela e hepatite B. Em caso positivo, a melhor proteção é a vacina, que pode ser tomada tanto na rede pública como na rede particular de imunização.

A época de festas é sinônimo de calor, alegria, cordões, desfiles, samba, axé e frevo, deixando as pessoas em maior contato. A prevenção pode ser uma boa parceira para quem quer aproveitar os quatro dias de folia com saúde - seja brincando nas ruas e nos clubes ou descansando em um recanto do interior.

"Não importa onde a pessoa vai passar o carnaval - se na praia ou no interior, descansando ou caindo na folia. Em todos esses locais pode haver um risco para a saúde. E as vacinas são uma excelente proteção para vários desses riscos", afirma o infectologista Jessé Alves, da direção da Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem.

A transmissão da hepatite B ocorre pelo contato com o sangue e as secreções corpóreas de uma pessoa infectada, mas em 50% dos casos a doença é transmitida sexualmente. Assim, o uso de preservativo se torna indispensável. O vírus transmissor desta infecção no fígado é cem vezes mais contagioso que a Aids. E as complicações são responsáveis pela morte de mais de 1,5 milhão de pessoas.

Uma pessoa com febre amarela não pode contagiar outra, mas a doença é transmitida através de mosquitos. Como não é possível ter controle em locais abertos ou fechados, o único método de curtir a folia com saúde é a prevenção.

Um carinho para todas e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário