segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SEM DESCONFORTO TODOS OS DIAS!!


Olá pessoal, saúde para vocês.
Do site Minha Vida por Carolina Serpejante hoje eu trouxe as mudanças da alimentação que eliminam o inchaço.
A autora diz que evitar o sal e comer proteínas ajuda a acabar com o desconforto.
Vamos ver mais.
O inchaço pode ter muitas causas e ser inclusive sintoma de muitas doenças. Mas uma das principais razões para o incômodo é manter uma rotina de maus hábitos alimentares. A causa mais comum do inchaço é a retenção de líquidos, provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo, o que leva ao inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.
"Outras causas de inchaço são a flatulência, gerada pelo acúmulo de gases no corpo, e a prisão de ventre, que pode formar aquela barriguinha indesejada", diz a nutricionista Noadia Lobão, do Rio de Janeiro. Mas com os ajustes certos no cardápio é possível eliminar o desconforto. Veja logo abaixo quais sãos mudanças simples na alimentação para eliminar o inchaço.
Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço. "Esse gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Ela ressalva que esses gases proporcionam um inchaço temporário, que apenas agravam os sintomas que já sofrem com o problema. "No entanto, os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada", diz. Para evitar esses efeitos, prefira sucos e água sem gás. 
Fuja dos alimentos produtores de gás
Certos alimentos são mais difíceis para o nosso corpo quebrar e digerir, havendo a necessidade de o intestino fermentá-los para facilitar sua absorção. "Essa fermentação tem como resultado a produção de gases, que podem levar ao inchaço", diz a nutricionista funcional Camila Borduqui, da clínica Dr. Alan Landecker. Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência.
Apesar de favorecerem o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável. 'No entanto, pessoas que sofrem com flatulências devem moderar o consumo desses alimentos, visando melhorar a sensação de inchaço."
Reduza o sódio do cardápio
"Alimentos com muito sódio seguram a água no corpo, promovendo a retenção de líquido e causando a sensação de inchaço", explica a nutricionista Noadia Lobão. Dessa forma, o recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas e evitar a ingestão de alimentos industrializados (biscoitos, sopas, macarrão instantâneo), embutidos e conservas.
Equilibre fibras e líquidos
"Uma dieta rica em fibras vai contribuir para o inchaço quando a ingestão de líquido não for adequada", diz a nutricionista Camila. Isso porque o excesso de fibras irá se concentrar no intestino e levar à prisão de ventre, outro agente causador de inchaços. Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado, o efeito é inclusive contrário, favorecendo o trânsito intestinal e eliminando os inchaços. A quantidade mínima de fibras recomendada é de 30g por dia, combinada com a ingestão de dois litros de água em média. As fibras são encontradas em cereais, farelos, alimentos integrais, frutas e verduras.
Não exagere nas refeições
Além de nos deixar com aquela sensação de "estômago cheio", o que já é desconfortável, exagerar nas refeições pode contribuir para o inchaço porque sobrecarregam o trato gastrointestinal, dificultando a digestão. "Grandes refeições também podem distender nosso estômago, causando um efeito parecido com o de ingerir bebidas gaseificadas", diz a nutricionista Noadia. 
Mastigue bem os alimentos
De acordo com Camila Borduqui, comer depressa faz com que você não mastigue direito os alimentos, atrapalhando a digestão. "Isso fará com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido, prendendo o intestino e causando o inchaço."
Incorpore proteínas magras à dieta
Proteínas com menor teor de gordura, como ovos, queijos magros, carne branca (aves e peixes) e soja podem agir como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água. "A água vai para onde ela é mais necessária, ou seja, onde tem menos, que é o caso das proteínas", diz a nutricionista Roseli. "Para serem digeridas, as proteínas geram subprodutos tóxicos ao organismo, como creatinina e ureia, que precisam ser eliminados pela urina, outro fator que pode ajudar a aliviar a retenção de líquidos", diz a nutricionista Noadia. "No entanto, é importante uma alimentação equilibrada e sem exageros, já que excesso de proteínas levará a superprodução desses componentes, que podem intoxicar o organismo", alerta.
Beba mais chá
As nutricionistas explicam que os chás ricos em cafeína fazem com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo. Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.
Um beijão pessoal e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

domingo, 29 de setembro de 2013

SEXO - PLENITUDE SEM ORGASMO É POSSÍVEL?


Meninas, saúde e paz.
Hoje vamos refletir sobre o orgasmo feminino, e se ele é o mais importante numa relação sexual satisfatória.
A Dra Janaína Reis – Psicóloga, especialista do site Minha Vida diz que muitas de nós mulheres conseguimos nos sentir plenas sem ter um orgasmo, mas a comunicação é um fator chave para obtê-lo.
Vamos ver mais?
O orgasmo feminino é o prazer sexual intenso alcançado pelas mulheres através da relação sexual, masturbação ou outros meios. Ele pode ocorrer de forma única ou múltipla e ainda hoje é um tema cercado de mitos, crenças e falta de informação.
Do ponto de vista fisiológico, a mulher possui inúmeras zonas sensíveis e o orgasmo feminino pode mesmo ter diferentes origens: clitoridiano e vaginal. Porém ele não se limita aos órgãos genitais. É uma sensação que toma o corpo todo e começa no cérebro através do desejo, que é estimulado pelos órgãos dos sentidos e pela imaginação. É no cérebro que a pessoa se libera para o ato sexual.
As primeiras descobertas sexuais acontecem através da masturbação, mas essa prática é muito mais aceita entre os meninos. De certa forma, é também menos misteriosa entre os homens, já que a anatomia sexual masculina é externa e por isso eles tem mais contato com seus genitais e mais facilidade de estimulá-los. Para que a mulher conheça seus genitais, ela precisa explorá-los e algumas mulheres se deparam com tabus, não sendo incomum o total desconhecimento de sua anatomia sexual.
O ciclo de resposta sexual tem quatro etapas. Começa pelo desejo, passa para a excitação que vai crescendo, chega ao orgasmo e termina num período refratário chamado resolução. O desejo no homem é precoce e tende a acontecer de forma mais espontânea, o que o leva a atingir o pico de excitação em pouco tempo, enquanto a mulher precisa ser mais estimulada para passar do desejo para excitação. A mulher pode iniciar a relação sexual sem desejo espontâneo, mas motivada pela aproximação física, carinho ou intimidade pelo parceiro e dessa forma também vivenciar todas as fases do ciclo de resposta sexual.
Prazeroso, mas incomum...
De acordo com uma pesquisa realizada no Brasil, um terço das mulheres brasileiras nunca atingiu o orgasmo por penetração nem por autoestimulação. Importante pensarmos que nem todas mulheres valorizam esse prazer e para algumas nem mesmo o sexo é prioritário em suas vidas. Ainda que o orgasmo feminino seja um momento de intenso prazer, é possível que a mulher se sinta satisfeita também na sua ausência.
Associa-se muito a satisfação sexual ao resultado e não à entrega. A pressão em atingir o orgasmo só dificulta ainda mais a experiência já que a pessoa deixa de se conectar ao momento presente e as sensações envolvidas e busca muitas vezes o orgasmo como um objetivo da relação sexual. Assim sendo, começam a surgir dificuldades relacionadas com a intimidade sexual e até o sexo passa a ser menos espontâneo e satisfatório. Desta forma, o
orgasmo ganha mais atenção do que a experiência sexual completa.
Muitas mulheres não comunicam ao parceiro como se sentem, como gostariam de ser estimuladas ou fingem atingir o orgasmo por vergonha, medo de perder o interesse da outra pessoa ou do rompimento da relação. Esses comportamentos de nada ajudam na melhora da vida sexual já que não incluem a indispensável participação do parceiro. De nada adianta ter um parceiro carinhoso, atencioso e sexualmente atraente, se a mente estiver repleta de pensamentos sabotadores, tabus ou preocupada com outras questões.
Para que a vida sexual seja plena e prazerosa é importante que haja companheirismo e parceria durante todo o ato sexual e que tanto a mulher quanto o parceiro estejam interessados na própria satisfação e na do outro. Sendo assim, se o casal tiver uma boa comunicação ambos podem dizer como gostariam de ser estimulados e poderiam propor mudanças e novidades para a relação tornando-a muito mais satisfatória.
Desde já nosso carinho e agradecimento a Dra Janaína Reis e ao site Minha Vida pelo excelente esclarecimento
Beijão no coração de todas as amigas com votos de uma excelente semana para todas.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

sábado, 28 de setembro de 2013

EVITANDO ERROS DO MEGAHAIR!!


Olá amigas queridas do meu blog, saúde plena para todas.
Nosso encontro hoje apresenta um texto de Manuela Pagan, especialista do site Minha Vida com os sete erros do megahair que acabam com o cabelo e o visual.
Segundo a autora a queda e ressecamento são alguns dos problemas mais comuns após o alongamento dos fios.
Vamos apreciar.
Muitas mulheres já sonharam com cabelos lindos e longos. Mas os fios só crescem saudáveis depois de anos e anos de dedicação. Quando falta paciência, o jeito é recorrer ao megahair, uma das técnicas mais famosas quando o assunto é alongamento do cabelo. Mas o aplique - feito com a colagem de novos fios ao cabelo original - pode trazer complicações se for feito com a técnica errada ou sem os cuidados necessários. "Os adeptos do megahair devem ter acompanhamento semanal ou, no máximo, quinzenal do cabeleireiro", conta o cabeleireiro Silvio Rosa, consultor da Condor, de São Paulo. Queda do cabelo e ressecamento dos fios são alguns dos problemas mais comuns. Conheça todos eles e diga adeus aos desastres estéticos do alongamento capilar.
Fio quebradiço
O alongamento costuma ser feito com cola de queratina humana, um componente natural dos fios, que dificilmente vai agredi-los. Mas há quem faça o alongamento com outros tipos de cola. O dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, conta que algumas pessoas fazem o alongamento até com cola quente, comumente usada para fazer artesanato. Nesses casos, o fio vai sofrer um desgaste químico, levando à quebra do fio bem próximo à raiz, no local em que o aplique foi colocado. "Nos casos mais graves, pode haver aumento da queda de cabelo", explica o especialista. Converse com o cabeleireiro antes do procedimento e certifique-se de que a cola é de queratina.
Alergia no couro cabeludo
Usando colas que são destinadas a outros fins, que não o megahair, você sujeita seu couro cabeludo ao desencadeamento de reações alérgicas. Vermelhidão, coceira e descamação são alguns dos sintomas mais comuns. "Para evitar esse problema, tenha certeza de que o profissional usa a cola de queratina humana, que dificilmente causará esse tipo de problema", recomenda Valcinir Bedin.
Camadas muito marcadas
Você fez o megahair, mas parece que você colocou outro cabelo por baixo do seu? Essa técnica é feita aplicando o cabelo em lugares diferentes do estipulado pelos especialistas em alongamento. "O megahair tem o ponto certo para ser aplicado", explica o cabeleireiro Silvio Rosa, consultor da Condor. "Colando os fios no lugar correto, as mechas artificiais ficam bem distribuídas entre as originais, dando aspecto natural ao cabelo". Se o seu alongamento acabou ficando desse jeito, a única solução é retirar o aplique e refazê-lo.
Raiz com textura diferente
Engana-se quem tem cabelos ondulados e acha que vai ficar com fios lisos, leves e soltos fazendo aplique de madeixas lisas. Depois de dois ou três meses, os fios crescem e a raiz original fica à mostra. O aplique deve ser feito de acordo com a textura original dos fios. "Cabelos crespos recebem apliques crespos, por exemplo", explica Silvio Rosa." Uma alternativa é tratar os cabelos com escova progressiva, por exemplo, antes do alongamento".
Cola derretida
É bom pensar muito bem antes de fazer o megahair, já que a chapinha está proibida para mulheres que têm esse tipo de alongamento. A prancha tem uma temperatura que chega a 260 graus e pode derreter a cola, acabando com a beleza do cabelo. "Com o derretimento, a mecha será deslocada para baixo e a cola do aplique pode aparecer", conta o cabeleireiro Silvio. O secador está liberado, mas deve ser usado apenas na temperatura média e a uma distância mínima de 20 centímetros do fio.
Raiz oleosa e fio seco
"A sobreposição de novos fios aos originais acaba criando um bloqueio mecânico à oleosidade natural, proveniente da raiz", explica Valcinir Bedin. O resultado vai ser o fio seco, com concentração do sebo na raiz. Para driblar esse efeito, invista em hidratações semanais e, na hora de lavar os fios, não passe condicionador na raiz. Vale também investir em óleos finalizadores, que devolvem umidade às madeixas.
Queda de cabelo
A alopecia (queda de cabelo) por tração é causada porque os fios estão sendo muito puxados. "Esse estiramento acaba inflamando as raízes, o que vai fazer com que o fio caia com mais facilidade", explica Valcinir Bedin. Esse é o resultado de uma técnica errada, que acaba deixando os fios todos repuxados. Tenha o cuidado de fazer o alongamento com um profissional de confiança.
Beijão carinhoso para todas e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ELES COLABORAM E MUITO COM NOSSA SAÚDE!!


Meninas, bom dia.
Hoje vamos saber sobre os shakes saudáveis que ajudam a driblar a fome.
Os especialistas do site Minha Vida afirmam que uma receita caseira e a dose certa colaboram com a dieta.
Vamos ver mais detalhes.
Na correria do dia a dia, muitas vezes, fica difícil seguir horários e conseguir preparar um cardápio completo para todas as refeições. Ainda mais quando estamos sem a mínima vontade de devorar um prato de comida repleto de verduras e salada. O problema é que a dieta exige alguns esforços, e pular refeições ou comer errado pode colocar todo nosso empenho à prova.
Shakes saudáveis, de receita caseira, podem ser aliados para esses momentos em que o tempo ou a vontade não colaboram? "Os shakes têm como base o leite, rico em proteínas. E o lado positivo é que ele pode ser preparado com uma variedade de alimentos . Assim, frutas e cereais são alimentos básicos para prepará-los. Incrementá-lo com linhaça e frutas oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes) aumenta ainda mais o seu valor nutricional", explica a nutricionista chefe do MinhaVida, Roberta Stella.
Os shakes são uma ótima opção para os momentos de correria já que sua preparação é simples. E, além de não atrapalhar o regime, são aliados da boa saúde. "Dependendo dos ingredientes, eles poderão ser ricos em fibras, que aumentam a saciedade e evitam um excesso alimentar nas refeições seguintes. Entretanto, é importante tomar alguns cuidados para que não fiquem muito calóricos como, por exemplo, utilizar leite desnatado e adoçante, diminuindo, assim, a quantidade de gorduras e açúcar da preparação" diz a especialista.
No café da manhã
Se você faz parte do grupo que vive saindo de casa sem tomar café da manhã , pode fazer dos shakes um aliado melhor ainda. "O shake pode substituir o café da manhã já que neles contêm alimentos típicos dessa refeição como o leite, as frutas e os cereais. Basta escolher os ingredientes certos para garantir uma refeição matinal repleta de nutrientes e vitaminas que são ótimos para o organismo", explica Roberta Stella.
Nada de exageros
Tudo bem que eles são ótimos para os momentos de urgência. Mas não vale substituir todas as refeições por um shake. Assim, nem o regime  nem a saúde aguentam. "Uma alimentação não deve ter como base um alimento ou preparação. Isso leva à monotonia alimentar que está relacionada a uma alimentação desequilibrada nutricionalmente e à desistência de seguir em frente no objetivo de emagrecer" alerta a nutri. Durante os lanches da tarde, aqueles que devem ser feitos entre as refeições os shakes também não são uma boa opção, já que seu valor calórico é maior que o desejado.
Um excelente dia para todas as amigas.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

USE O SEGREDO DOS ESPECIALISTAS!!


Galerinha, saúde e paz nesta quinta feira de sucesso.
Hoje o texto de Carolina Serpejante, especialista do site Minha Vida afirma que os cabeleireiros entregaram os segredos contra cabelo ressecado.
Diz ainda a poderosa que tem receita para fazer no salão, aplicar em casa e até para escolher o xampu.
Vejamos mais detalhes.
Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado. De acordo com o hair stylist Jomas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro, o ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho. "Fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo", afirma. Siga as dicas dos especialistas e reverta o problema dos cabelos ressecados:
Use o xampu adequado
O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva, por exemplo) fica mais alcalino que o normal. "Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição, fatores que deixam o fio ainda mais ressecado", diz Jomas Lázaro. Por conta disso, o ideal é usar xampus que tenham o pH mais ácido (entre quatro e meio e cinco e meio), ou então um xampu neutro. 'Em casos mais graves, no entanto, o xampu neutro pode não resolver os danos do cabelo ressecado", afirma Jomas. Nessas situações, o profissional recomenda uma ida ao salão ou o uso de xampus profissionais, que possuem a indicação do pH no rótulo. 
Condicionador para o seu tipo de cabelo
Existem vários tipos de cabelo ressecado. Há aqueles que ressecam apenas nas pontas ou na raiz, existem os cabelos que são oleosos na raiz e ressecados nas pontas e fios que se tornam totalmente ressecados, geralmente por conta da química aplicada. "Por isso, o ideal é que o condicionador escolhido respeite as características do cabelo, do contrário ele pode resolver o ressecado em um ponto e deixar o cabelo oleoso em outro", diz o cabeleireiro Thiago Mendes Soares, do Cat´s Cabelereiros, em São Paulo. Para descobrir o condicionador mais adequado para o seu tipo de cabelo, verifique o rótulo ou pergunte a um especialista. 
Cuidados na lavagem do cabelo
A indicação dos especialistas é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados." Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos", afirma o hair stylist Jomas. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios. "Com a temperatura do chuveiro mais amena, o couro cabeludo não produz mais sebo que o necessário, evitando inclusive que a raiz oleosa", completa. 
Não esqueça as hidratações no salão
Cabelos ressecados precisam fazer hidratação e cauterização com um profissional a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. "Pessoas que aplicam química no cabelo precisam de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor", afirma o cabeleireiro Thiago. "A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios", diz. Lembre-se sempre de aplicar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao tipo de ressecamento.
Aplique um leave-in
Assim como a pele que precisa de protetor solar, o cabelo também sofre os efeitos da exposição aos raios ultravioletas. "Hoje nós contamos com cremes para pentear ou cremes sem enxágue que não deixam resíduos e selam as cutículas capilares, evitando que o cabelo fique mais ressecado", diz Jomas Lázaro. Ele explica que até mesmo uma pessoa que não tenha os cabelos ressecados deve investir no leave-in para prevenir o problema, mas para os fios que já estão sofrendo esses efeitos o leave-in é essencial. "Escolha um produto de acordo com a sua necessidade e seu tipo de cabelo, com agentes que protejam contra as ações do sol ou do cloro, por exemplo", diz o cabeleireiro Thiago. 
Lance mão dos séruns
Produtos para cabelo à base de silicone, como reparadores de pontas, contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, ajudando o cabelo a se recuperar. De acordo com os especialistas, mais importante que ter o sérum é saber como usá-lo. "O correto é aplicar após o banho, como um finalizador do processo, e nunca confundi-lo com um protetor térmico", alerta o hair stylist Jomas. Segundo o especialista, aplicar o sérum antes de fazer uma escova ou passar chapinha é um dos piores erros que você pode cometer com o cabelo. "Apesar do brilho que você nota após a prancha, seu cabelo foi frito. Os fios vão começar a quebrar e perder totalmente o brilho", diz. O cabeleireiro Thiago explica que os séruns podem ser substituídos por óleos, como o de argan e o de semente de linhaça, que vão oferecer os mesmos efeitos. Mas siga a ordem de aplicação: óleo e secador primeiro, até os fios ficarem completamente secos. Só depois, passe a chapinha.
Faça máscaras de hidratação em casa
Para os cabelos ressecados é recomendada a aplicação de máscaras de hidratação cerca de duas vezes por semana, no lugar no condicionador. "Após sair do banho, retire a umidade do cabelo e aplique a máscara", afirma o hairstylist Jomas, alertando que passar o creme nos cabelos muito molhados só faz a máscara escorrer pelo cabelo, em vez de penetrar nos fios. "Caso você aplique a máscara em casa, a hidratação no salão é recomendada só uma vez por mês", afirma o cabeleireiro Thiago. 
Invista nas ampolas de hidratação
Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação tem ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos. "Esse produto possui micropartículas que penetram no fio instantaneamente, proporcionando uma hidratação relâmpago", diz Thiago Mendes. As ampolas revestem os fios com a gordura necessária, selam as cutículas capilares e realinham o cabelo. "Os produtos utilizados no salão possuem uma ação mais forte, mas as ampolas compradas na farmácia irão proporcionar o mesmo efeito". Se você usa as ampolas para hidratar os fios, diminua a frequência de hidratações no salão para trinta dias.
Um lindo dia para todas e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SAIA DESSA!!


Olá pessoal.
Para quem vive aborrecido e não sabe por que Nathalie Ayres especialista do site Minha Vida apresenta as nove estratégias para lidar melhor com o estresse.
Ela afirma que elaborar um diário e corrigir pensamentos tóxicos reduz o mal-estar provocado por si mesmo.
Vamos ver mais detalhes.
O maior problema de uma pessoa não é o que acontece com ela, e sim como ela lida com esse acontecimento. Pois é, cada um é responsável por si mesmo e você pode ser seu pior inimigo quando o assunto é o estresse e outros problemas psicológicos! "As pessoas que tem tendência a 'catastrofizar', ou seja, ver as coisas de forma muito pior do que realmente são, sofrem mais com os eventos estressantes", comenta a psicóloga clínica Marisa de Abreu, de São Paulo. Portanto, para lidar melhor com o estresse e não agravá-lo, conversamos com os especialistas para reunir algumas dicas. Confira a seguir!
Saiba identificar as causas
A melhor forma de enfrentar um inimigo é conhecendo-o o máximo possível. O mesmo vale para o estresse ou, no caso, seus gatilhos no nosso dia a dia. "Ao perceber uma situação de estresse que está por vir podemos, quando possível, aprender a dizer 'não' a compromissos que só sobrecarregarão ou nos prepararmos para encarar esses eventos", comenta a psicóloga clínica Marisa de Abreu, de São Paulo.
Porém, nem sempre é simples reconhecer a causa do seu estresse. "As pessoas se acostumaram viver com estresse, faz parte da vida moderna, o que acarreta em um monte de doenças psicossomáticas", considera o psiquiatra Leonard Verea, especialista em Medicina do Trabalho, diretor do Instituto Verea.
Diferencie o que pode ou não ser resolvido
Além de entender o que dispara o sentimento de apreensão e medo, é preciso entender o que nós podemos resolver. "Existem três formas de lidar com um problema: solucioná-lo, cair fora ou aprender a viver com ele", ensina Marisa. Se ao analisar com calma você perceber que pode resolvê-lo, basta então traçar a melhor estratégia para isso. Outras situações oferecem chances de saída, como sair de um emprego estressante.
Mas e se não há nenhuma saída e resolução? O segredo é encarar a situação de forma racional, talvez nem tudo nessa questão dependa apenas de você! "Muitas vezes não sabemos o que é responsabilidade nossa e o que é dos outros em um fator estressante, e por isso a situação parece tão difícil", considera Lizandra. Assim, você pode olhar para o problema e entender que sua parte já foi feita, e assim tentar abstrair e não se estressar mais. O que, infelizmente, nem sempre é um processo fácil.
Escreva um diário
Pode parecer juvenil, mas relatar os acontecimentos ajuda você a desabafar e aliviar a tensão do acontecimento, como conversar com um amigo. Com ressalvas, é claro: "é preciso tomar cuidado para que o diário não se transforme em uma forma de ruminar e intensificar a raiva e o problema", alerta Marisa de Abreu. Para evitar isso, basta não ficar repetindo esse problema diversas vezes, batendo na mesma tecla e tornando-o uma parte da sua vida eternamente.
Mais do que isso, o diário ajuda você a enxergar a situação sob outra perspectiva. "A medida em que descrevo uma situação, ela sai da visão emocional e passa a ser elaborada de forma racional", raciocina a psicóloga Lizandra Arita. Mas para se conseguir o melhor resultado, é preciso reler o relato quando a cabeça estiver mais fria, para conseguir assim ver possíveis soluções, ou mesmo perceber uma nova dimensão do problema. "O ideal é que se faça um diário e o releia, pelo menos uma vez por semana, para identificar essas causas de estresse", considera o psiquiatra Verea.
Evite pensamentos tóxicos
O ato de ficar "ruminando" seus problemas e empecilhos é o que a psicologia chama de pensamento tóxico ou disfuncional. "É todo pensamento que repetimos para nós mesmos e nos faz mal de alguma forma", conceitua Lizandra. Eles engrandecem o problema, o que causa uma sensação de impotência perante a situação, como se ela não pudesse ser resolvida. Isso gera quase um ciclo vicioso, já que quanto pior parece a questão, mas a pessoa repete para si mesma que é incapaz.
E como sair disso? O jeito é ter consciência desse tipo de pensamento e assim cortá-lo, ensinando para si mesmo respostas mais positivas! "Isso pode ser feito de forma deliberada, procurando flexibilizar o pensamento; ou através da psicoterapia, em que o psicólogo o ajudará a encontrar novas formas de ver o mesmo panorama", ensina Marisa de Abreu.
Seja mais assertivo
Saber como se comunicar de forma clara e objetiva também ajuda. "Saber falar 'não' na hora certa, para a pessoa certa e da forma certa dá muito resultado", considera Marisa. Isso é ser assertivo, saber expor seus sentimentos diretamente. O problema é que quando lidamos com outras pessoas, isso se torna muito mais difícil, pois o emocional se interpõe. Como resultado, geramos em maior quantidade situações ainda mais estressantes.
A melhor forma de sair disso é pensar antes de falar, para assim organizar seus sentimentos e expor de forma clara o que você precisa ou sente falta. "O que não é algo tão simples, já que quando estamos magoados nossa defesa é magoar de volta, em um looping sem fim", expõe Lizandra. Como no caso do pensamento tóxico, é preciso que alguém corte esse ciclo.
Experimente outra forma de se expressar
Não conseguir se expressar em palavras piora os sentimentos. "Na década de 60 os psiquiatras perceberam que muitos pacientes psicossomáticos mostravam grande dificuldade para falar sobre suas emoções e sentimentos", lembra Leonard Verea. E uma forma de evitar esses descompassos emocionais na comunicação e colocar as emoções para fora é se expressando anteriormente. Uma boa pedida é a arteterapia: "a experiência de se expressar de forma criativa pode despertar emoções positivas e reelaboração de sintomas emocionais", considera o psiquiatra.
A verdade é que desenhar ou pintar é diferente do que falar sobre um problema. "Na arte, não há uma mediação racional, o inconsciente aparece naturalmente, você externa o que te angustia sem pensar", considera Lizandra. Isso se reflete mais na escolha de formas e cores. Assim, fica mais fácil desabafar na tela do que com alguém!
Use e abuse do humor
Rir das situações também ajuda a desestressar! "O riso expressa sentimentos, liberta tensões, oxigena o corpo e desbloqueia a mente. Ele é, afinal, um método curativo", considera o psiquiatra Verea. Tanto que existe a terapia do riso, que usa o bom-humor para combater doenças. No caso do estresse, ele ajuda ao tirar a pessoa de um estado negativo para algo positivo! "Com a repetição do comportamento de riso seu cérebro lhe ofertará o sentimento de alegria", considera a psicóloga Marisa.
Até mesmo alguns tipos de humor, como o sarcasmo e a ironia podem ajudar, desde que não assumam um caráter autodepreciativo. "Ironizar algo que lhe faz mal e tornar isso uma brincadeira, ajuda a lidar melhor com o fato e faz a pessoa se sentir melhor", explica Lizandra. Uma das teorias sobre a risada diz que ela serve para aliviar tensões e energia reprimida, e foi fortemente defendida por Freud, o pai da psicanálise.
Administre melhor seu tempo
Outro problema do estressado é não conseguir enxergar as situações como um todo, ter a chamada visão panorâmica. "Assim não consegue organizar o que deve ser feito primeiro ou quanto tempo usar em cada tarefa", considera Marisa. A verdade é que uma das questões que aumentam os problemas é justamente não saber como utilizar seu tempo para administrar cada questão, tornando o dia a dia mais caótico. "No trabalho, por exemplo, nem tudo precisa ser feito naquele dia imediatamente, e as pessoas não percebem isso", considera Lizandra. Portanto, ao conversar melhor com o chefe e saber quanto tempo focar em casa tarefa, fica muito mais fácil.
Sono de qualidade
Quando dormimos, passamos por diversas fases de sono. Uma delas é a fase REM, em que consolidamos a nossa memória. Porém, outros processos importantes ocorrem nesse momento: "durante o dia absorvemos várias informações e à noite organizamos tudo isso na mente, para podermos elaborar nosso emocional também", explica Lizandra Arita. "Quando dormimos superficialmente ou pouco, não atingimos essa fase, e isso piora o estresse e faz com que acordemos mais cansados", conclui a especialista. Nesse tipo de caso, o ideal muitas vezes é procurar um psiquiatra ou especialista em sono, para resolver essas questões do sono.
Valeu meninas.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PARA MUDAR NOSSOS CONCEITOS?



Oi meninas, saúde e prosperidade para todas nesta linda segunda feira de setembro findo.
No nosso encontro hoje eu troxe para vocês as 10 tradições bizarras relacionadas ao sexo no mundo;
O crédito é de Fabiola Pedroso do Gloss.
Vejamos o que a diva explica.
Se você acha que lançar mão de brinquedinhos eróticos é o mais estranho que o sexo pode chegar, você está muito enganada! Em alguns lugares do mundo alguns “hábitos”em relação a sexo se tornaram tradição e podem até parecer normal para os nativos, mas para nós são mais que bizarros. Reunimos na lista 10 tradições bizarras que já rolaram ou ainda existem em outros países, saca só:
1- A tribo Caramoja, do nordeste de Uganda, amarrava um peso na ponta do pênis para alongá-lo. Às vezes, o membro ficava tão comprido que o homem tinha que enrolá-lo para cima.
2- As egípcias urinavam diariamente sobre diferentes grãos de cereais para saber se estavam grávidas e saber o sexo do bebê. Se não germinasse nenhum grão é porque não estava grávida. (obrigada tecnologia!!!)
3-Muitos egípcios sentiam atração sexual pelos corpos mortos e, por isso, os familiares de uma mulher bela vigiavam o corpo até que apodrecesse para que não fosse usado por ninguém.
4-Na Roma antiga para distinguir as mulheres férteis das estéreis o parceiro colocava um dente de alho dentro da vagina da mulher até o amanhecer e se o cheiro do alho passasse para sua boca teriam um filho e se não ela era estéril.
5- Uma tradição antiga dizia que se uma mulher ficasse grávida durante a menstruação, seus filhos seriam ruivos. Um pouco difícil, não acham?!
6- Na tribo dos Sambians, na Papua Nova Guiné, os meninos eram obrigados a ingerir o sêmen dos mais velhos para ter crescimento e adquirir força. E a vida sexual começava aos 6 anos.
7- Na comunidade Himalaia, no Nepal, irmãos podem desfrutar de uma mesma esposa;
8- No antigo mundo egípcio, o ato da masturbação em local público era totalmente recomendado, principalmente no Rio Nilo;
9- Na Inglaterra, até 1884, uma mulher podia ser presa por negar sexo a seu marido.
10- Até pouco tempo os esquimós ofereciam suas esposas para quem chegasse a sua casa. A recusa era uma desfeita.
Um beijão no coração das ladys e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos