sábado, 30 de junho de 2012

CUIDAR DOS HÁBITOS É A MELHOR PREVENÇÃO


E aí meninas, um sabadão lindo para vocês.

Hoje quem nos presenteia com um excelente artigo é a já nossa conhecida Gisele Macedo Sá, onde se afirma que a alimentação e exercícios são ótimos para prevenir a osteoporose.

A autora informa que prevenir a doença desde a juventude cuidando dos hábitos diários é a melhor forma de evitá-la

Vamos conferir.

Prevenir é a palavra chave para ter uma boa saúde. E com a osteoporose não é diferente, a doença causa o enfraquecimento dos ossos e por consequência as fraturas se tornam mais frequentes. Literalmente falando, osteoporose significa osso poroso, que sofre com falta de massa óssea.

A doença atinge mais mulheres do que homens, especialmente as que têm mais de 60 anos e já atingiram a menopausa. A diminuição de produção de alguns hormônios contribui para o enfraquecimento dos ossos.

Mas prevenir-se desde cedo pode ser uma boa solução contra o mal. Uma alimentação equilibrada aliada a uma rotina de atividades físicas são duas potentes armas contra a osteoporose.

A fisioterapeuta, da Acquaterapia (SP), Mariana Maia Vasconcelos explica que a massa óssea está diretamente ligada à ação da musculatura sobre o osso e por isso indica que a pessoa tenha uma rotina diária de exercícios.

“A musculação desenvolve e mantém a estrutura muscular e óssea e por isso é o exercício mais indicado contra a doença. Um programa ideal de atividade física deve ter também exercícios aeróbios de baixo impacto”, explica.

O fisioterapeuta da mesma clinica, Leandro Gomes Pistori recomenda que a atividade física seja realizada de forma regular por pelo menos três vezes por semana.

“Os exercícios tem importância significativa tanto na prevenção quanto no tratamento da osteoporose. Estudos mostraram que a partir de 6 meses de atividade física regular, já há um ganho significativo de massa óssea”, explica. Mas é muito importante passar por uma avaliação médica antes de começar qualquer treinamento.

Prevenção no prato

Outra forma de prevenir a osteoporose e ganhar massa óssea é através da alimentação. Mas engana-se quem acha que só o leite nosso de cada dia é suficiente para absorver o cálcio necessário para o corpo.

A nutricionista Juliana Menezes explica que além do cálcio, a vitamina D, o magnésio, zinco, cobre e boro também representam um papel importantíssimo no nosso organismo para manter uma boa saúde óssea.

“É muito importante consumir alimentos que sejam fontes de cálcio, porém sem a vitamina D no organismo o cálcio simplesmente não é absorvido e o corpo sofre com a deficiência desta importante substância”, complementa a nutricionista.

Para ser eficaz na prevenção da doença, o consumo destas substâncias deve ser diário. Mas quais alimentos são fontes destes nutrientes?

A nutricionista indica quais alimentos fornecem as substâncias que o seu corpo precisa para evitar a osteoporose:

Cálcio: consuma vegetais verdes escuros, como couve e brócolis; além de leite e derivados e outros alimentos como amêndoas, quinoa e semente de chia;

Vitamina D: presente na gema de ovo, no fígado, sardinha, atum, peixes com quantidades maiores de gordura. É possível obter a vitamina D também com a exposição ao sol;

Magnésio: consuma folhas verdes escuras, como couve e agrião; e as oleaginosas, como amêndoas e castanhas;

Zinco: está presente em carnes bovinas, peixes, aves, leite e derivados, ostras, mariscos, cereais, nozes e feijão;

Cobre: consuma fígado, nozes, leguminosas secas, cereais, frutas secas, aves e mariscos;

Boro: está presente no repolho, alface, ervilhas, maçã, ameixa preta, uva-passa, amêndoas e amendoim.

Mas há também as comidas que são verdadeiros vilãs e podem colocar sua saúde óssea em risco. São os alimentos ricos em fósforo, como os refrigerantes, a cafeína e o excesso de sal, que prejudicam a absorção de cálcio pelo organismo. “Uma dieta rica em proteína também pode ser prejudicial, pois em excesso ela contribui para a excreção de cálcio pelo organismo”, finaliza a profissional.

Um abraço para todas e ate amanhã com muito amor.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ELAS CONTRIBUEM PARA ÀS CÁRIES


Bom dia amadas, prosperidade para todas, nesta linda sexta feira.

Nosso assunto hoje é sobre saúde, onde Gisele Macedo Sá do site Dicas de Mulher, nos esclarece que ingerir energéticos e refrigerantes pode danificar os dentes.

Ela afirma que as bebidas possuem substâncias que contribuem para a formação de cáries

Vamos conferir.

Quem não gosta de exibir um sorriso bonito com belos dentes, brancos e alinhados? Mas os cuidados com eles devem ser redobrados se você tem o hábito de consumir energéticos e refrigerantes. Sim, essas bebidas possuem substâncias que são verdadeiras vilãs para a saúde dos seus dentes.

É o que explica o cirurgião especialista em periodontia, da Clínica Mendonça de Odontologia e Imagem (SP), Luciano Terreri Mendonça. “Os elementos contidos nessas bebidas podem causar cárie dental. Isso porque os ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar, presente nos energéticos, desmineralizam o esmalte dental, e contribuem para a formação das mesmas”, explica. Em casos mais graves, como a desmineralização do dente associada a uma escovação inadequada, o paciente pode perder a dentição.

O ortodontista, da Orthos Odontologia (DF), Wells Trigueiro alerta ainda para o perigo de outras bebidas. “As dietas modernas incluem normalmente alimentos com muita acidez. A maior parte das frutas, sumos de fruta e bebidas com carbonatos, que são os casos dos energéticos e refrigerantes, – incluindo as variantes sem açúcar – têm um pH muito baixo, suficiente para amolecer e desmineralizar a superfície do dente”, explica. Atente-se também para as bebidas que contém excesso de corantes.

Mas não se desespere: esses problemas são efeito da ingestão prolongada de bebidas com essas substâncias e de uma higienização incorreta. Confira as dicas que os especialistas indicam para você saborear as bebidas, mas não sofrer com os danos que elas causam aos dentes:

Reduza o consumo de bebidas como energéticos, refrigerantes e sucos artificiais e substitua por bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água e suco de fruta 100% natural;

Não retenha alimentos e bebidas ácidas na boca por muito tempo;

Enxágue a boca com água: Depois de consumir alguma dessas bebidas, faça um bochecho com água para remover vestígios delas que possam prolongar o tempo em que o esmalte fica exposto aos ácidos;

Espere por pelo menos uma hora, após o consumo de bebidas ou alimentos ácidos, até escovar os dentes;

Na escovação, utilize uma escova suave e um creme dental pouco abrasivo, com menos acidez e muito flúor;

Use diariamente uma solução para bochecho com flúor. Ele reduz as cáries e fortalece o esmalte dental.

Também é importante manter um acompanhamento especializado com o dentista de sua preferência. “A intervenção inicial é a chave. O aumento da vigilância durante os exames de rotina e um estilo de vida prudente podem atrasar a progressão dos sintomas”, finaliza Trigueiro.

Beijão e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

quinta-feira, 28 de junho de 2012

ATÉ QUANDO É SAUDÁVEL?


Oi meninas, boa quinta feira para vocês.

Conhecem mulheres ciumentas e até onde é saudável?

Quem nos fala sobre o tema é Amanda Saraiva do site Dicas de Mulher, onde se aconselha a não se deixar que esse sentimento prejudique o relacionamento

Vamos aos detalhes.

Todas nós já tivemos ou conhecemos alguém que já teve um relacionamento em que o ciúme imperava. É certo que todo mundo tem um pouco.

Só que este sentimento pode destruir, atrapalhar ou dar aquela apimentada na relação. Se você tem problemas com isso, mas acha que o caso está perdido, engana-se. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, há como conviver com o ciúme de forma saudável.

E, para nos ajudar a entender melhor o assunto, procuramos o especialista em relacionamentos e ansiedades, Alexandre Bez, para falar sobre o assunto.

Os motivos podem ser vários, entre inúmeros aspectos, como emocionais ou até por conta de uma situação específica. No geral o ciúme está ligado à insegurança. Não existe um sentimento diferente do outro, o que varia é o entendimento da situação por parte de cada um.

Mas Bez explica que não é por que alguém é inseguro que é, necessariamente, ciumento. “Uma pessoa por ser insegura em outros pontos da vida, mas não em seus relacionamentos”, diz.

Há ainda quem considere o ciúme como um sinal de amor, o que não está errado, segundo o especialista. “Desde que seja normal e não atrapalhe nem interfira na vida do parceiro, o sentimento é uma demonstração clara de afeto”, comenta. Apesar disso, Bez ressalta que o exagero pode indicar posse, e não amor.

Quando o sentimento é excessivo e anormal, ou seja, quando as cobranças passam dos limites, ele pode ser considerado uma doença.

“O ciúme abusivo é aquele que traz tudo o que a relação não precisa. Especialmente quando a outra pessoa é independente, madura e racional”, comenta Bez.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, há ciúme sadio, sim. Trata-se daquele que revela preocupação com a relação e é controlado, e não exacerbado.

“Quem ama, tem o medo de perder, mas sabe se colocar em seu devido lugar, respeitando os limites do parceiro, sem prejudicá-lo”, comenta o especialista.

Cada pessoa tem o ciúme num grau diferente, de acordo com a sua personalidade. O saudável é não passar da dose ou exagerar. “É importante observar a personalidade do parceiro. Geralmente, os ciumentos em potencial são agressivos, possessivos e mandões.

Acham que o outro é uma propriedade que pertence a eles”, completa o especialista. Para solucionar o problema, o casal deve dialogar para haver entendimento da situação e do próprio relacionamento. Assim, se o ciúme não tiver fundamento, o assunto será resolvido rapidamente

Vamos refletir sobre o assunto e cuidar do ciúme em nossas vidas.

Beijão para todas e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

quarta-feira, 27 de junho de 2012

VOCÊ CONFIARIA?



Olá amadas amigas do meu blog, saúde e prosperidade para vocês, nesta linda quarta feira de junho findo.

Hoje eu lhes apresento a poderosa Gisele Macedo Sá, articulista do site Dicas de Mulher, que nos indaga: É possível encontrar o amor em uma agência de casamentos?

A autora destaca a história de Andreza e José Renato, que se conheceram através dos serviços de uma agência

Vamos conferir:

Você certamente já ouviu falar de uma casamenteira, mas que agora existem empresas engajadas em arrumar o parceiro ideal para outra pessoa, talvez não. São as chamadas agências de casamento. A terapeuta de casais Cláudya Toledo, que é dona de uma agência de casamento, explica que a procura por esse tipo de serviço vêm crescendo por conta da pouca oportunidade de encontrar um parceiro em locais comuns.

No passado, as pessoas se conheciam através de uma rede de amigos, em lugares como igrejas, escola ou dentro da família. Mas hoje, com a correria do dia-a-dia e foco de homens e mulheres na carreira, essa rede diminui, quando não desapareceu completamente.

A especialista conta que as mulheres atingiram um patamar em que buscam independência através de uma carreira estável e do poder do dinheiro. Com isso, elas somente se abrem para um relacionamento sério, mais velhas e justamente quando não frequentam mais escolas, universidades e têm pouco tempo para interagir com a família e os amigos da família. “É um grande erro achar que o acaso vai se encarregar de colocar pessoas nas nossas vidas. Temos que ir a luta”, conta a terapeuta.

Um empurrãozinho

E o papel da matchmaker (casamenteira) é justamente fornecer subsídios para que o indivíduo se torne bem sucedido na área emocional também. “No geral as pessoas pouco sabem sobre relacionamentos e por isso fracassam em alguns casos. Para tudo precisamos de informação e conhecimento e com a vida afetiva não é diferente”, explica Cláudya.

Cláudya explica que quando procura a agência de casamento, o candidato passa por uma série de etapas, até estar pronto para ser apresentado a alguém. Esses passos incluem uma entrevista pessoal, onde se define o perfil do candidato e do companheiro procurado. Depois são feitas avaliações psicológicas e apresentados documentos que comprovem os dados fornecidos pelo candidato (escolaridade, endereço, renda, etc.). Por fim, é realizada uma sessão de fotos.

Com esses dados em mãos, a equipe da agência vai diagnosticar e traçar um perfil para o candidato e apresentar como serão os trabalhos com ele. “Quando a pessoa é muito expansiva, por exemplo, podemos sugerir encontros coletivos, em workshops, ou cruzar dados e indicar encontros a sós. Mas sempre o candidato vai contar com a avaliação e proposta do pessoal da agência. Ele não encontra o parceiro sozinho”, explica.

Cláudya conta ainda que 93% dos candidatos têm curso superior, 60% são mulheres e 40% são homens e a idade dos candidatos varia de 25 a 60 anos. A maior parte deles é workaholic (viciado em trabalho) e todos querem viver uma experiência de um grande amor numa relação estável. “Quando procuramos um grande amor é importante definir um perfil do que buscamos e ir à luta. Se abrir socialmente e se dedicar a este objetivo, como outro qualquer da nossa vida. Aprender a ter sucesso nesta área e criar vínculos”, salienta.

Confira algumas dicas da especialista para encontrar um amor verdadeiro e um relacionamento sério:

Decida o tipo de pessoa que quer e vá a lugares onde esta tribo existe. Por exemplo, se gosta de homens cultos, vá a livrarias; se procura um dançarino, invista em festas e bailes;

Converse sobre a infância e entenda sobre os valores que a pessoa adquiriu e valoriza, aqui existe uma tendência a repetição;

Esteja sempre bela para atrair, a senha sexual dos homens é visual;

Se você está sempre exposta, todos que te rodeiam poderão lhe apresentar pessoas;

Seja amável para ser amada;

Frequente todas as festas de casamentos que for convidada, é o melhor local para conhecer pessoas para um relacionamento estável;

Mantenha-se longe de homens comprometidos e deixe claro, de forma educada, que não pretende estabelecer uma relação paralela;

Fique atenta aos sinais de interesse e olhares;

Para viver um grande amor fora é preciso ter grandes emoções por dentro. Por isso cultive suas emoções;

Esteja sempre pronta para conversar e dar atenção, um amor pode surgir de uma amizade.

“Conheci meu grande amor em uma agência”, Andreza Santana, empresária

Me chamo Andreza Santana, tenho 34 anos, sou diretora de marketing e empresária e moro há 1 ano e meio com o empresário e professor, José Renato Carollo, de 47 anos, que conheci em uma agência de casamentos.

Em 2010, logo depois de ter passado dois anos fora em carreira internacional, viajando pela Europa e Estados Unidos, eu decidi voltar para São Paulo. Mudei de emprego e parei de ignorar totalmente minha vida pessoal. Achei que já tinha passado da hora de voltar meus pensamentos para encontrar um amor, mas o acaso estava “me enrolando” e resolvi ir atrás. Foi quando tomei a decisão de procurar uma agência de casamentos.

Honestamente a esta altura eu nem sabia que agências de casamento físicas existiam no Brasil, mas uma amiga holandesa me incentivou dizendo que isso era muito comum na Europa e me mandou pesquisar aqui.

Encontrei uma e fiz um cadastro online, naveguei pelo site, vi todos os depoimentos e me animei. No dia da entrevista, lá fui eu, meio com medo, meio esperançosa, com certo preconceito, mas, quando cheguei lá, percebi que seria uma forma segura de me “reinserir no mercado”. Notei também que eram pessoas como eu que usufruíam do serviço, ou seja, profissionais workaholics que ficam muito tempo no escritório e passaram da fase de paquerar em bares e resolveram “terceirizar” a busca.

Achei moderno tudo aquilo, tinha a minha cara. Cerca de 20 dias depois da assinatura do contrato com a agência, eu recebi a ligação da psicóloga que foi enfática: “Conheci seu marido ontem!” E ela me contou um pouco sobre ele. Achei tudo o máximo e topei conhecê-lo na hora.

Logo depois, ele me ligou e marcamos de jantar a noite. De cara já gostei, pois o achei jovem, bonito e muito simpático. Era um cara charmoso, empresário da área financeira, inteligente e com um lado aventureiro. Já tinha viajado de moto do Brasil até o México. Ele me levou a um lugar ótimo, tomamos vinho, jantamos, tagarelamos a noite inteira e nos beijamos no final. Ou seja, o encontro perfeito!

No dia seguinte ele me ligou e saímos todos os dias naquela semana. Ao fim de 20 dias, já estávamos dividindo o mesmo teto! Estamos juntos desde então e muito felizes. Já fizemos três viagens internacionais e nossos planos estão a mil.

A agência de casamento mudou não só minha vida pessoal, me dando um amor de verdade, mas me tornou uma “cupida profissional”, pois eu abri também uma filial para prestar estes serviços.

Um abraço para todas e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos