domingo, 31 de julho de 2011

RESGATE SEU BRILHO HOJE!!


Bom dia amigas trouxe aqui uma mensagem linda de Lya Luft para quem estiver pensando em mudar as coisas.

Acompanhem aí por favor.

A idade e a mudança

Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher.

Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.

E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.

Foi um momento inesquecível...

A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.

Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.

Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.

Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.

A fonte da juventude chama-se "mudança".

De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.

A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.

Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.

Mudança, o que vem a ser tal coisa?

Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.

Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.

Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional.

Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.

Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.

Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.

Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...

Beijão para vocês e até amanhã

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

sábado, 30 de julho de 2011

VIBRE DE PAIXÃO HOJE!!

recados orkut

REFORÇANDO AS DEFESAS COM MUITO SABOR


Bom sábado amigas do Lady Chic.

Quem precisa preservar a saúde com o mínimo de remédio não pode deixar de ler este artigo de Deborah Busko, sobre alimentos que fortalecem o sistema imunológico.

Ela nos ensina o que colocar no prato reforçando o sistema de defesa do nosso organismo.

Acompanhem os detalhes.

O nosso organismo está constantemente exposto a bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos que podem atacá-lo a qualquer momento causando doenças. Entretanto, o corpo está equipado com o sistema imunológico, um verdadeiro exército de células, tecidos, órgãos e substâncias que têm a função de combater esses invasores externos.

Se você fica doente com facilidade, atenção: sua imunidade pode estar baixa. Gripes frequentes, resfriados e pequenas infecções recorrentes são sinais de que o sistema imunológico precisa de reforços. Ele precisa de cuidados, e ter uma alimentação saudável é um deles.

Uma alimentação deficiente pode deixar o corpo mais suscetível a doenças. Por isso, fazer boas escolhas na hora de montar o prato é muito importante para evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

Isso porque o corpo necessita de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa do organismo.

Para exercer uma função protetora, os nutrientes que reforçam o sistema imunológico devem ser ingeridos diariamente. Comê-los esporadicamente não deixará o corpo protegido.

Alimentos que aumentam a imunidade

As vitaminas estão entre os nutrientes mais indicados para manter o sistema imunológico funcionando corretamente. A vitamina C, por exemplo, tem efeito direto sobre as bactérias e vírus, aumentando assim a resistência às infecções. Já a vitamina A, tem ação anti-inflamatória. A vitamina E, por sua vez, age em conjunto com as do tipo A e C e com o mineral selênio, retardando o envelhecimento. A ação protetora contra o câncer e a influência no controle de alguns tipos de diabetes tornam a vitamina B6 uma grande aliada do sistema imunológico.

Entre os minerais, destacam-se o zinco, que atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos e o selênio, que tem ação similar à vitamina E, neutralizando a ação dos radicais livres e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.

Veja agora alguns dos alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam a aumentar a imunidade:

Frutas: cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola, kiwi), melão, pitanga, goiaba, caju, mamão, melão, manga, melancia, banana, caqui, damasco, cereja, abacate

Verduras: agrião, espinafre, couve, brócolis, rúcula

Legumes: tomate, cenoura, beterraba, pimentão amarelo, lentilha e chuchu

Cereais: arroz integral, semente de girassol, soja

Condimentosaçafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa, tomilho, louro, manjericão, manjerona, orégano, pimenta, gengibre, alecrim

Outras fontes: fígado, peixe, frango, gema de ovo, nozes, óleos vegetais de soja, arroz, algodão, milho e girassol

Os iogurtes com lactobacilos vivos têm um papel importante nesta questão, pois são ricos em probióticos, bactérias que ajudam a restabelecer a flora intestinal e estão envolvidas na produção de uma substância com ação antiviral que ajuda a combater os invasores. Também favorecem a absorção de nutrientes dos outros alimentos, o que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Além de incluir os alimentos sugeridos, outra boa sugestão de como fortalecer o sistema imunológico é manter uma alimentação variada, montando pratos bem coloridos. Quanto mais cores, maior é a diversidade de vitaminas e minerais da refeição.

O ideal é manter essas dicas em prática constantemente e não só no inverno ou quando o corpo der os primeiros sinais de que algo não vai bem. Não se esqueça de que a defesa é sempre o melhor ataque.

Saúde para todas e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MAIS LIVRES E COM MUITO RESPEITO!!


Amigas bom dia, saúde para vocês hoje.

Nossa reflexão é um artigo de Regina Navarro Lins, tratando de sexualidade e relacionamentos, entre outras questões do amor.

Ela, Regina é psicanalista e escritora, poderosíssima, autora do livro “ A Cama Na Varanda, entre outros – Twitter: @reginanavarro.

Nesta oportunidade a Diva fala da relação de Homem jovem e mulher madura, afirmando ainda que "Embora a moral sexual tenha sofrido grandes transformações, os antigos tabus ainda persistem"

Ela inicia seu artigo contanto que selecionou quatro e-mails – de três mulheres e um homem – dos muitos que recebe comentando sobre a diferença de idade no amor:.

Acompanhem por favor os detalhes.

1. “Tenho 40 anos e observo cada vez mais que os homens mais novos estão deixando de lado as encanações e demonstrando seu interesse por mulheres mais velhas – e não só na internet. Atualmente saio com um cara de 26 anos e não vejo grilo algum em relação a isso.

Da parte dele é até o contrário: ele parece se sentir orgulhoso disso, e comenta quando recebemos olhares masculinos que os caras devem estar morrendo de inveja dele. Curiosamente, o maior preconceito que constato é por parte das próprias mulheres.

Amigas solteiras dizem que não querem envolvimento com caras mais novos, porque têm medo de serem usadas, exploradas ou outras bobagens do gênero, como se mau caráter fosse uma questão de faixa etária. Às senhoras que acham "ridículo", só um comentário: elas não sabem o que estão perdendo.”

2. “Tenho 34 anos e namoro um rapaz de 19. Temos um ótimo relacionamento, mas, no fundo, fico constrangida quando saímos pra jantar ou tomar um chope. As pessoas nos olham com ar de reprovação, principalmente as mulheres. Mas isso não vai me fazer desistir do nosso amor. Pretendo viver isso até o fim, independente da aprovação alheia ou não. Simplesmente estamos apaixonados.”

3.“Precisamos acabar com os preconceitos que limitam nossas vidas, estou amando um homem mais jovem que eu e no começo tive medo do que os amigos dele fossem dizer e também de que ele tivesse vergonha de mim.

Mas ele é jovem, não é imaturo, e temos vivido bem juntos. Ele está comigo porque quer, porque gosta de mim e me valoriza, não porque precisa do meu dinheiro que, aliás, não tenho.”

4. “Creio que o preconceito na união de uma mulher mais velha com um homem jovem se deva ao fato da insegurança e baixa autoestima próprias da mulher com idade além dos 40. Nessa idade ela costuma se achar velha e começa a querer valorizar demais o seu estado de espírito, se tornando às vezes extravagante com medo de ver seu grande amor roubado por garotas mais jovens.

Digo isso por experiência própria, pois vivi com uma pessoa mais velha que eu e ela me sufocava, me impedia até de ir trabalhar por achar que eu tinha um caso na rua e podia deixá-la. Esse medo da perda é comum. Em todos os casos eu tive conhecimento por meio de relatos de pessoas que viveram este tipo de relacionamento.”

Diante desses relatos não é difícil imaginar os problemas que enfrenta uma mulher para se relacionar com um homem mais jovem. A repressão sexual é um conjunto de interdições, permissões, valores, regras estabelecidas pelo social para controlar o exercício da sexualidade.

E não é apenas algo que vem de fora, submetendo as pessoas. As proibições e interdições externas são interiorizadas e se convertem em proibições e interdições internas, vividas sob a forma de vergonha e culpa.

A questão é que quando a repressão é bem-sucedida, já não é sentida como tal e a aceitação ou recusa por um determinado tipo de comportamento é vivido como se fosse uma escolha livre da própria pessoa. Isso acontece muitas vezes quando a mulher se recrimina por desejar um homem que, como diriam os guardiões dos “bons costumes”, tem idade para ser seu filho.

O curioso é que as mesmas pessoas que consideram inadmissível a relação amorosa de uma mulher de 40 com um homem de 20 não acham nada estranho quando o homem tem 30 anos mais do que a mulher.

Embora a moral sexual tenha sofrido grandes transformações, no inconsciente os antigos tabus ainda persistem. A mulher mais velha que o homem é um deles. A partir do surgimento do sistema patriarcal, há cinco mil anos, a mulher foi considerada uma mercadoria que podia ser comprada, vendida ou trocada.

Era comum um acordo comercial entre o pai de uma moça e o homem que desejasse comprá-la para ter como esposa. Sua principal função era dar ao marido o maior número possível de filhos, para que estes o ajudassem futuramente no trabalho. Como a mulher tem um período limitado de procriação, só as muito jovens podiam ter tantos filhos.

Mais uma vez, na história da humanidade, os interesses econômicos condicionaram o modo de pensar das pessoas, que passaram a enxergar como verdade absoluta a necessidade de o homem ter mais idade do que a mulher.

Para Freud, o sofrimento humano tem três origens: a força superior da natureza; a fragilidade dos nossos corpos; e a inadequação das normas que regulam as relações mútuas dos indivíduos na família, no Estado e na sociedade. A doutrina de que há no sexo algo pecaminoso é totalmente inadequada, causando sofrimentos que se iniciam na infância e continuam pela vida afora.

O filósofo inglês Bertrand Russel acreditava que mantendo numa prisão o amor sexual, a moral convencional concorreu para aprisionar todas as outras formas de sentimento amistoso, e para tornar os homens menos generosos, menos bondosos, mais arrogantes e mais cruéis.

Afinal, o que haverá de errado no prazer sexual se as pessoas chegarem ao trabalho na hora, obedecerem aos sinais de trânsito e não abusarem do bem-estar e da dignidade alheia?

O psicoterapeuta e escritor José Ângelo Gaiarsa diz que uma das explicações possíveis para tanto controle da sexualidade alheia reside no fato de que, quanto mais o indivíduo amplia, aprofunda e diversifica sua vida sexual — e isso significa transgredir —, mais coragem ganha para fazer outras coisas, questionar outros valores.

Começa a viver com maior vontade e decisão. Pode começar a se tornar perigoso. Ele conclui que não deve ser à toa nem por acaso que as forças repressoras de todas as épocas se voltaram tão sistemática e precisamente contra a sexualidade humana.

Hoje, com o questionamento do sistema patriarcal por homens e mulheres, começam a despontar novas formas de viver a sexualidade. Cada vez um número maior de pessoas busca o prazer por meio de relações sexuais mais livres, respeitando o próprio desejo e o modo mais satisfatório para os envolvidos sem se preocupar com os preconceitos, que afinal já deviam ter sido abolidos.

Reflitam sobre o referido tema e vivam melhor.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

quinta-feira, 28 de julho de 2011

UM BRASIL RACISTA!!


Olá amigas e seguidoras do Lady Chic Blog eu desejo a vocês prosperidade, saúde e paz nesta quinta feira de oportunidades e sucesso.

Hoje nosso assunto é um artigo de Ana Carolina Pinta, colhido graciosamente do site Bolsa de Mulher, tratando de racismo e desemprego.

A autora diz que as Mulheres jovens e negras somam 20% da população fora do mercado de trabalho. Por quê?

Acompanhem os detalhes

Boa formação, cursos extracurriculares, fluência em inglês. Requisitos muito valorizados em qualquer seleção de emprego. Munida do seu currículo, com estas e outras informações, Débora Oliveira, 24 anos, saiu à procura de uma oportunidade em algumas lojas de marcas de roupas famosas. O que deveria ser um belo cartão de visitas, foi na verdade o último item a ser analisado. O motivo? Segundo ela, a cor de sua pele, que, assim como muitas brasileiras, é negra e já passou por situações de racismo ao procurar emprego.

"Em muitos desses lugares, fui tratada com desdém pelos gerentes. Em uma loja, fiquei meia hora em pé esperando só para entregar meu currículo. O gerente só mudou o tratamento comigo quando leu 'formada pela PUC' e 'inglês fluente', ainda por cima em voz alta e com tom de supresa. Só a partir disso me tratou um pouco melhor", conta Débora, que lamenta não poder denunciar outras situações semelhantes.

"Acho que por causa da criminalização do racismo as pessoas se contêm mais. E essa forma velada que tem sido bem mais comum hoje em dia é pior porque a gente não tem como denunciar, nem sequer se defender, ou falar nada, porque como vamos afirmar?! O Brasil é muito racista".

Débora não está sozinha. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o índice de desemprego entre as mulheres negras, entre 18 e 24 anos, é o maior do país, registrando o número de 20% em maio, aumento de 0,4% em relação a abril.

Ainda de acordo com o IBGE, a média de desemprego no país tem ficado entre 6,2 e 6,4%, a menor desde 2002. Ao analisarmos melhor os números, constatamos que as diferenças entre gênero e cor de pele são gritantes: enquanto os homens de pele clara somam 4,2% dos desempregados, as mulheres de pele negra, no geral, somam 9,5% do total das pessoas fora do mercado de trabalho, levando-se em conta todas as faixas etárias.

Rose Oliveira, produtora executiva da empresa de eventos Base Rio, faz coro com Débora e conclui que há falta de políticas públicas mais eficientes, mas que o sentimento de vitimização não ajuda na luta por direitos iguais. "Nós carregamos dois estigmas: ser mulher e ser negra. Mesmo quando há cultura, quando há formação, as negras são preteridas. Faltam políticas públicas, mas não esperem por elas, corram atrás! A coisa é muito grave, não se trata de apenas coincidência", alerta ela, formada em Comunicação Social e Letras.

Embora ainda falte conscientização popular, quem for vítima de preconceito pode denunciar o caso à Secretaria Especial de Direitos Humanos, através do Disque 100. Basta ligar 100, de qualquer lugar do Brasil, ou enviar um e-mail para denuncia.ddh@dpf.gov.br. No Rio de Janeiro, também há o Disque-Racismo, cujo telefone é (21) 3399-1300.

É muito importante para nós mulheres que façamos um movimento pessoal de consciência nossa mesmo, todos os dias para que esse terrível quadro preconceituoso seja eliminado de nossas vidas, para que um dia nossos filhos e netos vejam o Mundo de um modo muito mais fraterno, justo e acolhedor.

Abraçando a todas com muito apreço.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos